Artigo III – o Fator M.

Petrillo: Salve galera!!

Publiquei um artigo bem interessante sobre um dos conceitos mais importantes para MTTers: Fator M e o Sistema de Zonas.

Estudem, perguntem, discutam!

Valeu galera!!

PS: Se você gostou do artigo, lembrem de colocar comentários lá/aqui e votar neste post como o post do mês… :happy34:

prof_anselmo: ótimo amigão parabéns…
bastante exemplificado o que facilita a compreensão

Bagalote: Bom artigo, Petrillo.
Já conhecia o conceito, mas continuo teimando em não usá-lo (não sei porque), pois ainda uso o método comparativo de stack/big blinds, que também é útil. Mas acredito que o fator M seja mais exato e apropriado. Vou tentar utilizá-lo com mais frequencia e ver qual o mais efetivo pra mim.

Cebola: vou começar a jogar mais MTT
será muito útil usar corretamente o fator M

Vadiu: Tem um modeo de colocar o M como stat no pt3, mas eh bem complicado e só é possivel pra quem tem ele comprado (nao o trial)

cozar: grande post, eh sempre bom aprender mais e mais

Jonatas Rafael: Ola… muito bom o artigo…

Só uma dúvida, pois vi em outros lugares na net um resultado final diferente, dai fiquei na duvida… por exemplo:

1. Stack de 6.750 fichas e blinds em 250/500/50, e a mesa com 8 jogadores, temos M = 6750/(250+500+50*10)= 5,4

2. M efetivo =
Me = 5,4 X ( 8/10 )
Me = 5,4 X ( 0,8 )
Me = 4,32

Resultado final 4,32, isso é o correto ???

Pois vi em outros lugares o pessoal substituindo o numero de jogadores logo na primeira formula… ex:

M = 6750/(250+500+50*8)= 5,86

Fiquem na duvida… pois no primeiro metodo multipliquei as stacks por 10 mesmo sabendo que a mesa tem 8 jogadores… é assim que se faz… vou multiplicar sempre por 10 e depois fazer o M efetivo…. ou o segundo metodo q esta certo ??

Aguardo resposta… vlw…

Cebola: os antes sao multiplicados pelo total de jogadores na mesa

Petrillo: Se a mesa está com dez jogadores, é 10. Quando cai um e a mesa fica com nove, aí tu usa nove… E assim sucessivamente.

Marcelo: A pergunta dele tem lógica. Como funciona o M efetivo então?

pdias666: A pergunta dele tem lógica. Como funciona o M efetivo então?

Mas não exactamente o que lá esta?

M = Stack / (BB + SB + (ANTES*Players)) * (Players/10)

Exemplo 10 Players
1000/ (100+ 50+ (10*10)) * (10/10)= 4

Exemplo 8 Plyers
1000/ (100+ 50+ (10*8)) * (8/10)= 3,47

Olha eu gostei muito. não conhecia este metodo e vou experimentar.

Abraços

Jonatas Rafael: A pergunta dele tem lógica. Como funciona o M efetivo então?

Entao… foi o que pensei…
Desta forma nunca vou usar o M efetivo…

Esta formula teria valor… se usar ela sempre que nao tivesse 10 jogadores na mesa…

M = 6750/(250+500+50*8) = 5,86

Dai usa o M efetivo tbm
M = 5,86*(8/10) = 4,68

Imagine dois jogadores na mesa… :

Se eu nao usar a formula do M efetivo:
M = 6750/(250+500+50*2) = 7,94
Pela tabela vou até que estar mais ou menos…
dai aplico o M efetivo:
M = 7,94*(2/10) = 1,58

E me mostra que estou bem pior do que imaginava…

A diferença é grande se vc pensar desta forma… agora fiquei na duvida de usar e nao saber se estou com a resposta certa… hehehe

Jonatas Rafael: Mas não exactamente o que lá esta?

M = Stack / (BB + SB + (ANTES*Players)) * (Players/10)

Exemplo 10 Players
1000/ (100+ 50+ (10*10)) * (10/10)= 4

Exemplo 8 Plyers
1000/ (100+ 50+ (10*8)) * (8/10)= 3,47

Olha eu gostei muito. não conhecia este metodo e vou experimentar.

Abraços

Entao… foi assim que eu pensei tbm… acho que é mais real…

Petrillo: É exatamente isto galera!!

O que o M_efetivo mostra, é que se tu está em HU tu deves jogar muito mais agressivo!!! E está correto!!

Se na mesa tem 10 adversários, teu M representa exatamente o que a tabela diz. Agora com 5, a coisa muda.

É isto que o M_efetivo quer dizer…

Mas não esquente com tudo isto.

Na prática calcule o M normal. Se tiver menos que 10 ou 9, bem, aí tem tens que fazer um ajuste mental…

Pensar: “para 10 meu M é 15… Mas a mesa tem só três… Então meu M é pequeno e estou quase em push/fold”…

Não precisa esquentar a cabeça, mas precisa entender o conceito que está por trás!!

Vamos continuar discutindo se houver dúvidas…

Detalhe: há correntes que discute o Fator M, entendendo que devemos buscar M maiores para poder jogar mais solto e chegar bem na FT. Mas o mérito do conceito é indiscutível.

holdemx1: Uma dúvida:
Ontem joguei um torneio onde os blinds subiam agressivamente (no quarto nível já tinha ante!!!). Inacreditavelmente, recebi poucas cartas acima de 10 nas 3 horas que sobrevivi no torneio. Calculei a todo momento meu M e qd fikei com M=8 pensei em agredir geral – até pq é mais meu estilo – mas eu vinha com sequencias de maos do tipo: 74, 63, 57, 82, … e sempre q eu vinha com uma figura, tinha raise na mesa, vindo dos caras q eu sabia q tinham A10+, figuras e pares. Acabei ficando acuado e os blinds e antes me ferraram. Pra terem uma ideia d como nao vinham cartas, joguei 2 mãos – 99 e Q10s – em 3 horas.
A minha dúvida é como aplicar o fator M nessa situação; se mesmo com mãos baixíssimas e depois de raises eu deveria ter ido allin.

Vlw
Abs

Marcelo:
A minha dúvida é como aplicar o fator M nessa situação; se mesmo com mãos baixíssimas e depois de raises eu deveria ter ido allin.

Bem vindo ao fórum.

Se a coisa tá feia mesmo, uma opção é o re-steal. Alguém vem de raise e você volta all-in. O pote já está grande, e mesmo se você for pago, provavelmente terá odds para vencer a mão. Mas o ideal é evitar chegar neste ponto.

Como você estava muito tight, deveria ter tentado umas roubadas independente da mão e ver a reação do pessoal.

Petrillo: Cara, é quase impossível que tu não tenha, nenhum vez, recebido um Ax, Kx, Q8+ ou algo como J9+…

Todas estas mãos são boas para dar all in quando se é o primeiro a entrar no pote, com M<5... Veja tua HH e depois comente. Nota: quanto menor for o buy in, melhor tem que ser a mão para dar all in pf... heldernadolny: Fala Petrillo. Tô chegando agora no fórum, e começando a estudar aos poucos. Cheguei no seu post do Fator M, mas as fotos e imagens das fórmulas estão fora do ar, tá aparecendo apenas os códigos HTML, pelo que eu vi. Mesmo assim parabéns pelo post. Muito interessante e informativo. Além de ser bem explicado mesmo para iniciantes. Cebola: Fala Petrillo. Tô chegando agora no fórum, e começando a estudar aos poucos. Cheguei no seu post do Fator M, mas as fotos e imagens das fórmulas estão fora do ar, tá aparecendo apenas os códigos HTML, pelo que eu vi. Mesmo assim parabéns pelo post. Muito interessante e informativo. Além de ser bem explicado mesmo para iniciantes. Fui lá ver e ta zuado mesmo, vo mandar mp pro marcelo pra ele ver isso joão felipe: aqui pegou tudo, ve se aqui apareceu //pokerdicas.com/wp-content/uploads/2009/07/PaulMagriel.jpg //pokerdicas.com/wp-content/uploads/2009/07/Formula-Fator-M.png //pokerdicas.com/wp-content/uploads/2009/07/Formula-Fator-M-Efetivo.png //pokerdicas.com/wp-content/uploads/2009/07/Estrategias-Ajustado1.png Petrillo: Valeu galera! Houve algum problemas e as fotos não apareciam. Consertei o problema e está tudo normal. É um conceito fundamental para quem joga MTT ou SnG. Autor original: Petrillo.

Artigos Relacionados

MELHORES APLICATIVOS DE POKER

- divulgação -

Artigos Recentes

- divulgação -