PDA

Vizualizar Versão Completa : [Mini Artigo] Steal em Múltiplos Limpers de Blind Altos

Vadiu
29-04-2010, 00:46
Um High Blind Limper, ou simplesmente HBL é aquele chatão que gosta de pagar pra ver o flop, mesmo quando o blind já está grande, como 100 ou 150 fichas.

Em SNG, existe uma técnica muito boa pra dar Steal nesses caras.

O que acontece é que normalmente, após um HBL, vão surgindo mais e mais high blind limpers, atraídos pelas odds cada vez mais favoráveis.

Um princípio intesessante de ter sempre na cabeça, preconizado pela lenda Collin Moshman em seu livro SNG Strategy é que:

Embora o primeiro Limper pode até ter uma mão muito boa, tentando aplicar uma armadilha, os limper subsequentes na maioria das vezes não tem.

Ou seja, é até compreensivel que o primeiro limper esteja tentando induzir um resteal, mas é praticamente impossível que o segundo pagador esteja com uma mão que mereceria pagar um shove.

Então, a sua equidade é praticamente a mesma contra um ou contra vários limpers. O importante é a leitura que você tem do primeiro. Como há mais dinheiro no pote no caso de vários HBLs, um shove é até mais indicado.

-------------------------------------------------------------------
Vamos ver um exemplo:

Blinds em 100/200 - 8 jogadores

Você, com 1400 fichas, tem :Ts :9s no Big Blind. Os blinds irão pra 200/400 no próximo minuto.

dois HBLs (com 2400 e 1900 fichas) dão limp de UTG+1 e MP1.
O buton tight (3000 fichas) também paga.
O SmallBlind completa.

O que você faz?
Check ou Raise?

Resposta: Raise All-in

Já temos 1000 fichas na mesa, nenhum oponente demonstrou força e você tem uma mão que joga relativamente bem em caso de um call. Além disso, você precisa fazer um move logo pra evitar ser comido pelos blinds. Então dê o PUSH!

Os possíveis cenários que podem acontecer são:

Todos foldam: isso não é difícil de acontecer, o primeiro limper é confirmadamente um HBL, e fez seu limp loose-passivo standard com pouco entendimento sobre posição ou pot odds.
Ele pode até gostar da sua mão mas não está afim de arriscar uma parcela considerável do stack dele ante à sua demosntração de força. Os outros, que foram sendo pegos por crescentes pot odds, irão foldando consecutivamente. Você adicionou 1000 fichas ao seu stack de 1400 sem sequer ver o flop. Uma grande vitória

Um HBL paga: Isso normalmente acontece quando o primeiro HBL estava realmente tentando fazer uma armadilha, ou simplesmente quer flipar uma mão decente.
Pode ser que o primeiro HBL folde e um dos callers subsequentes que pague, talvez até intuitivamente, devido às boas Pot Odds (4 pra 1). Mesmo assim, o Pot tem 600 fichas, quase a metade da nossa stack de dead money.
Além disso, Suited Connectores medianos jogam legal até mesmo contra uma mão premium. e ver um flop estando 3 pra 2 é o pior cenário que veríamos. Por exemplo, você está 40% contra um AKo. Então, em média, podemos estimar que se um HBL paga o shove, vc estará perdendo 2 em cada 3 vezes. nesse caso, o cEV é -133.

(1/3)(1400+1000)-2/3(1400) = -133

Seu oponente poderia até mostrar um par mais baixo, no caso, dando um CEV positivo.

Multiplos callers: Apesar de ser um cenário catastrófico, raramente acontecerá. Claro que tudo é possivel, principalmente nos jogos mais baratos, mas é ilógico pra qualquer mão que o oponente esteja segurando.

Dos três casos, o primeiro, onde todos foldam é obviamente o ideal e acontece no mínimo, 30% das vezes. Se assumirmos que o 3o cenário dos multiplos callers aconteça 10% das vezes levando em média metade do seu stack, um único caller acontecerá nos outros 60% do tempo.

Fazendo as contas de ICM temos que:

(0,30)(1000)-(0,60)(133)-0,10(700) = 150

com poucas fichas restantes, voce precisa de uma boa oportunidade pra fazer um move. Essa situação de cEV postivo é portanto um bom movimento.

Traduzido e adaptado de Collin Moshman Sit and Go Strategy, PP 102-106.

Tex Wilde
29-04-2010, 01:13
Interessante. Funciona melhor em DoNs normais que em turbos?
Porque em dons mega turbos sem antes que eu jogo haverá pelo menos 1 caller acho que em pelo menos 85% das vezes.

Vadiu
29-04-2010, 01:50
Não é de Don, é de SNG normal...

acho q em don não teria um cEV positivo... é uma boa discussão...

rapennas
29-04-2010, 02:59
Gosto desse move.

O pessoal tem usado bastante em MTT também. Eu tenho procurado usar também, nas fases meio/final de MTT é bem interessante, ainda mais com o tamanho dos potes (antes+limpers).

Esses tempos fiz um desses com J6o. O 3º limper ficou me xingando pq perdeu com AK qdo deu call no meu shove, mas creio que o limp dele com AK foi péssimo (ainda mais com blinds altos e 2 limpers antes).

R.G.
29-04-2010, 13:08
Pena que não posso nem sonhar em aplicar as otimas estratégias que venho lendo aqui no fórum ultimamente...

Eh só aquele jogo NIT massante de micro-limites...

sux...