PDA

Vizualizar Versão Completa : Desculpa a pergunta Noob... Mas o que é ICM?

R.G.
31-03-2010, 19:28
Eu procurei e procurei no fórum e não achei...
Dei uma olhada no Google e não achei nada explicando muito bem...
me desculpem se ja existe algo explicando, se existir só posta o link ai pra mim por favor...

abraço galera do PD

joão felipe
31-03-2010, 19:44
//pokerdicas.com/forum/torneios-sit-go-sng/2034-icm-independent-chip-model.html

R.G.
31-03-2010, 19:57
obrigado João

abraço.

Tex Wilde
31-03-2010, 23:43
O vadiu fez um artigo ensinando calcular o ICM, eu achei muito bom
Don Pro - Double or Nothing Poker - Dicas e Estratégia (//don.pro.br/)

R.G.
01-04-2010, 01:46
Tex... Ou eu sou muito burro... Ou ICM é muito complicado... Porque não entendi...

Entendi o conceito... Mas sobre as contas não entendi bosta nenhuma...

Vadiu
01-04-2010, 19:00
normal, eu estudo icm a mais de um ano e ainda nao entendi 100%... normalmente a gente deixa pros programas de computador calcularem mesmo e só decora, com o tempo, começa a ir entendendo os conceitos teóricos...

basicamente funciona assim:

Em um cash game, uma ficha de um dólar, vale um dólar... ou seja, vc pode pegar as fichas e trocar por dinheiro na hora em que quiser.

já em um torneio, isso nao acontece, vc só ganha o premio qdo sai do torneio, tem que ir até onde conseguir chegar. Então, entra um pouco de sobrevivencia na jogada, e as vezes(na maioria delas em SNG) as fichas nao valem a proporção delas em dinheiro. e isso acaba mudando muito o conceito de pot odds.

Ex> em um cash, vc tem 40% de ganhar uma mão e precisa pagar 20% do pot. Obvio, é uma jogada boa, no jargão do poker dizemos que tem um valor esperado positivo, ou seja, no longo prazo, vc ganha mais que perde com essa jogado. Uma jogada de valor esperado positivo, leva a sigla +EV (expeted value).

agora em um torneio, existem 2 tipos de EV
tem o cEV, e tem o $EV.

o cEV se refere às fichas que vc ganha. (chips expected value) ou seja, vc aposta 20% do pot com 40% de chances de vitória. tem um cEV positivo (+cEV)

agora, imagine a seguinte situação: vc tem 2000 fichas no SB, um oponente seu tem 3000 no BB e o outro, coitadinho tem 100 fichinas, e está no Button. os blinds estão em 100/200.

Nesse torneio, apenas o vencedor leva a grana. no caso, $1000,00

Ele folda e o SB dá all in e vc olha suas cartas: AA. Vc paga?

se entender o conceito de ICM, não.

se vc pagar e perder, vai estar fora do torneio... vai perder o premio, mas mesmo se vc ganhar, nao vai ganhar o premio.

Nesse caso, seu AA tem um cEV brutal, ganhando mais de 70% das vezes, porém tem um $EV negativo, pois as vezes que vc ganhar nao serão diretamente convertidas em premio, ainda vai ter que jogar...

para saber $EV vc deve fazer esse calculo, converter as fichas na equidade (a parcela que tem direito ao premio) no caso de fold, e no caso do call. É esse cálculo que é chamado de ICM (modelo para fichas independentes)

sugestão de leitura: //www.chillin411.com/node/7

TostesBr
01-04-2010, 19:03
Se essa pergunta é noob então eu sou noobão... já li isso em vários lugares diferentes e mesmo assim sinto que não entendo nada. Tem muita gente que não liga muito pra ICM, eu acho que sou uma dessas pessoas.

O ICM não leva em consideração muitos fatores do jogo, tais como posição, estilo dos adversários... não gosto disso. Pra mim esse conceito peca nos tópicos essenciais do poker.

R.G.
01-04-2010, 19:21
Nossa Vadiu... explicação impecavél... entendi o que é ICM...
Obrigado mesmo...

No entanto... ICM deve ser aplicado mais perto da hora da bolha né?
Porque se aplicar ICM desde o começo do torneio pode ter certeza você vai ficar ITM, mas não vai ganhar nenhum(pela habilidade)...

Vai mais da estratégia de pessoa pra pessoa...

Se você esta jogando seu S&G de cada dia... Obvio que usar ICM valia mais...

Mas se tah jogando aquele seu "main event" da semana... Aquele MTT que dá $2000 pro primeiro colocado... seu objetivo é cravar... e pra cravar tem que se correr riscos... calculados, mas ainda sim são riscos...

Vadiu
01-04-2010, 19:25
o ICM em si é infalível, o problema é que vc necessita da habilidade pra colocar o vilão em determinado range de mãos...

tipo, 3 viloes, mesma situação, mas agora vc tem 2000, o que dá um all in 3000 e o shorty tem 1000...

vc tem QQ. O icm pode dizer pra pagar, se o vilão shova com ATC (any two cards) mas tb pode dizer pra foldar, se o vilão tá dando all in com as 30% melhores mãos deles...

Petrillo
02-04-2010, 08:28
Ótimo post Vadiu, parabéns.

Vou reforçar, ICM é perfeito. O defeito não está nele (pq não tem defeito), mas na nossa falta de informações (visto que o poker é um jogo de informações imperfeitas).

No exemplo do Vadiu de foldar AA, mesmo que víssemos que o vilão CL tivesse 72o, teríamos que foldar nosso AA.

Obs: mesmo sendo matematicamente correto foldar esse AA contra 72o, eu não foldaria, pq quando me sendo para jogar eu não jogo só para ganhar dinheiro... ;)