PDA

Vizualizar Versão Completa : pequena duvida sobre stats.

Bruno Pecly
13-02-2010, 07:22
Galera, o que significa por exemplo, quando alguem diz que um tal jogador é 30/4.5/30 (exemplo)?? a que se refere cada numero?

Valewwwww

TSawyer
13-02-2010, 08:47
bem no seu exemplo ai vc trocou a ordem, acho que sei 30/30/4.5 onde:

30= VPIP ( dinheiro colocado no pot/ porcentagem de mãos que foi jogado)
30=PFR (raise pre-flop/ porcentagem de mãos que o cara abre de raise o pot )
4.5= Agressividade (valor que mede a agressividade do vilão pós flop ).

bem eu acho que é isso mas se eu estiver errado, favor dê um tok ai...:happy34:

Ahhh tenho um post no meu blog onde eu coloquei várias stats e siglas utilizadas no poker.
Da uma olhada aqui (//pokerfoldadonkey.blogspot.com/2009/10/fala-galera-hoje-vou-falar-de-algo-bem.html)

fsfonseca
13-02-2010, 09:17

Só complementando a excelente resposta, o VPIP é o % de mãos que o jogador colocou dinheiro voluntariamente. Ou seja, blinds não entram na conta.

RafaelRJ
13-02-2010, 09:23

Ahhh tenho um post no meu blog onde eu coloquei várias stats e siglas utilizadas no poker.
Da uma olhada aqui (//pokerfoldadonkey.blogspot.com/2009/10/fala-galera-hoje-vou-falar-de-algo-bem.html)

Isso mesmo!

Só um complemento:

No VPIP conta as vezes que vc colocou dinheiro voluntariamente no pote, ou seja, não conta qnd vc é obrigado a pagar os blinds.

O PFR, se eu n me engano, conta 3bet, 4bet etc... ou seja, é a qntd de vezes que você deu raise pré flop e não necessariamente foi o pré flop raiser original (o primeiro a dar raise)

O Ag factor é uma fórmula pós flop, a equação é essa: (Bet + Raise) / Call. Já dá para ter uma noção do que ela significa!

Bruno Pecly
13-02-2010, 13:42
Exelente,

Obrigado pelas explicações!!!

TSawyer, bacana seu blog, varias dicas super uteis. parabens.

GG GL

Michelmr
12-09-2010, 03:40

Prezados, ok. Aí identifico que o player é 30/30/4.5. E aí? Como posso interpretar esta leitura? O que ela me diz exatamente sobre o player? Quais outras estatísticas podemos considerar como esperadas e quais as leituras padrão destas? O que identifica, a partir destas leituras, um jogador como "donkey", "forte", "loose", etc?

Abraços!

hallysmann
12-09-2010, 04:00
Quanto maior é a diferença entre o VPIP e o PFR "mais fish" é o jogador, digamos assim.
Porque isso quer dizer que ele joga muitas mãos entrando de limp, o que geralmente não é bom. Se o VPIP é acima de 50, já temos um jogador que joga um enorme número de mãos, portanto é, teoricamente, mais fácil tirar dinheiro dele... ainda mais se ele tiver um alto VPIP e um baixíssimo PFR, esse é o fish clássico, é só esperar o momento e fisgá-lo! ;)

Exemplo de fish: 80/10 <<<Joga 80% das mãos e só entra de raise em 10%

Exemplo de bom jogador: 18/15 <<<Joga 18% das mãos e entra de raise em 15%

É por ai... ;)

edit: não falei do loose, bom um jogador loose é aquele jogador que joga um número maior de mãos... por exemplo um jogador que joga acima de 30% das mãos é um jogador loose, porém isso não quer dizer que ele é ruim, inclusive há vários jogadores loose que são muito bons, porém o número de ruins é maior, fique atento a isso ;)

Exemplo de loose bom: 30/23

OBS: Quando eu digo exemplos de jogadores bons, é teoricamente, pois eles podem ser um lixo com esses mesmo stats, portanto, dê sempre mais valor pros stats quando tiver uma quantidade boa de amostras, menos que 100 não é confiavel...

Espero ter ajudado, e se eu errei algo me corrijam ai pessoal :)

prof_anselmo
12-09-2010, 10:22
esse jogador em questão joga um pouco mais solto, mas é um jogador bom, pode-se perceber que não entra nunca de limp, um valor aceitável de diferença é até de 5 entre essas duas stats.

Outras que você pode levar em consideração é quantas vezes ele cbeta e quantas vezes folda para cbet. Isso te dá indicativos. Se vc cbetar e ele voltar all in, sabendo que ele sempre folda em cbet, se vc não estiver realmente forte é melhor foldar... e por aí vai.

há também a porcentagem de vezes que executa um steal. Mas essa eu uso menos...

DonVitche
12-09-2010, 13:58
Amigos, essas stats são muito utilizadas no cash, onde a quantidade de mãos que se jogam é bem menor que nos mtt's, estou certo?

Gostaria de saber de vocês se utilizam-se desses dados também nos torneios, até porque em determinados momentos você é obrigado a ser bem menos seletivo com relação às mãos, e até a jogar com quaisquer XX.

Se as informações que os softwares dispõem referem-se somente às mãos que "você" jogou contra um determinado jogador, acredito que no caso dos torneios não existam informações suficientes para analise. Estou falando bobagem?

Abraços!

Gabriells
12-09-2010, 15:59
Amigos, essas stats são muito utilizadas no cash, onde a quantidade de mãos que se jogam é bem menor que nos mtt's, estou certo?

Gostaria de saber de vocês se utilizam-se desses dados também nos torneios, até porque em determinados momentos você é obrigado a ser bem menos seletivo com relação às mãos, e até a jogar com quaisquer XX.

Se as informações que os softwares dispõem referem-se somente às mãos que "você" jogou contra um determinado jogador, acredito que no caso dos torneios não existam informações suficientes para analise. Estou falando bobagem?

Abraços!

Na verdade um jogador de cash joga tantas maos quanto um jogador de MTT, muitas vezes mais hands até.

Esses dados também podem ser utilizados nos torneios, mas eu nao gosto pq torneio é diferente de cash.
A forma de se jogar muda dependendo em que estagio do torneio voce está.
Agora pra cash, tendo um bom exemplar d emaos do vilão, as stats são muito confiáveis.

Flush
12-09-2010, 16:06
VPIP: é a porcentagem de mãos que o jogador resolve colocar dinheiro (ou fichas) no pote. Excluem-se os blinds, obviamente, porque são apostas obrigatórias. De acordo com o VPIP, você consegue estimar o range de mãos que o jogador costuma jogar. Ou seja: um jogador A de VPIP 5 é muito mais perigoso de enfrentar do que um jogador B de VPIP 30, porque o jogador A só entra com 5% das mãos do baralho: 99+ / AJs+, enquanto o B joga: 55+,A2s+,K5s+,Q7s+,J8s+,T8s+,98s,A7o+,A5o,K9o+,Q9o +,J9o+,T9o
Portanto, seu jogo deve ser focado em enfrentar sempre que possível o jogador B, já que ele frequentemente estará jogando mãos fracas ou dominadas.

PFR: porcentagem em que o jogador entra na mão dando raise. Quanto maior a diferença entre o VPIP e o PFR, mais fraco tende a ser o jogador. O jogador que gosta de entrar de limp terá um PFR pequeno e frequentemente será um Calling Station. Ex: um jogador C com 50/5 joga metade das mãos que recebe entrando apenas de limp, mas aumenta com somente 5%. Por isso, por mais que um jogador desses seja donkey, cuidado ao pagar um raise dele, porque ele certamente terá uma mão forte.

AF: fator de agressividade no pós-flop. Um número entre 0 e 1 é de um cara muito passivo, que geralmente dá check no flop ou check/call, típico de um calling station. Se você tem um jogo forte contra um jogador pouco agressivo, bete por valor, não tente slowplay, pois frequentemente perderá streets de valor quando o vilão der check behind. No entanto, se esse jogador aplicar um check raise ou mesmo betar antes de você, avalie o flop, pois ele acertou alguma coisa, e jogue com atenção.

Por outro lado, um número entre 3 e 4 significa agressividade, ou seja, é um cara que dará c-bet no flop e raises em suas apostas. Com um jogo bom contra um cara agressivo, muitas vezes é interessante deixá-lo betar e só ir dando corda para ele se enforcar, aplicando um raise no turn ou no river.

Não sei exatamente a importância dessas stats num MTT, mas em cash são fundamentais.

Tex Wilde
12-09-2010, 19:14
Em cash você pode usar as stats pra fazer contas "diretas", pelo cálculo do EV. Nos SnG's você pode pegar essas stats mas não pode levar tão ao pé da letra, elas passam por um fator de correção, por causa do ICM. Já em MTTs fica meio termo entre sng e cash, porque no decorrer dele você vai jogar praticamente igual ao cash game, o ICM não vai influenciar praticamente nada. Mas lá pela final table, um pouco antes, ICM é fundamental. Aí você faz alguns ajustes, como por exemplo evitar uma jogada que você tem um bom EV, mas uma baixa equidade.

Mas o principal diferencial entre as modalidades é as stats que você vai usar pra cada uma. Em cash por exemplo a % de 3bet é muito importante, já em um DoN ela pode ser desconsiderada, e substituida pela % de steal. E por aí vai...

O importante é você saber como jogar contra cada tipo de adversário. Depois disso você precisa saber o que significam todas as stats. Junta isso. Sabendo isso você vai saber interpretar essas stats. Daí é só escolher quais você acha que vão ser mais úteis.

merendabr
13-09-2010, 10:16
Na verdade um jogador de cash joga tantas maos quanto um jogador de MTT, muitas vezes mais hands até.

Esses dados também podem ser utilizados nos torneios, mas eu nao gosto pq torneio é diferente de cash.
A forma de se jogar muda dependendo em que estagio do torneio voce está.
Agora pra cash, tendo um bom exemplar d emaos do vilão, as stats são muito confiáveis.

Bom dia!
Só pra complementar o comentario do companheiro, vale lembrar que em cash's vc escolhe a mesa e o adversários que irá enfrentar, o que já não é possível em MTT's. Além disso em MTT vc invariavelmente será trocado de mesa em alguns momentos do torneio.