PDA

Vizualizar Versão Completa : Dúvida sobre o poker - "pago pra ver"



Rapatudo
26-06-2009, 04:46
Olá pessoal,
Sou novato aqui on site e estou iniciando no poker também. Tenho uma dúvida particular, nem sei bem se aqui é o local apropriado para postar dúvidas mas como não consegui achar nenhum bem como não achei nada a respeito na busca que fiz então, ai vai :

Já ouvi algumas vezes a seguinte expressão no poler : "Eu pago para ver ..."
O que significa isso afinal ? Este é algum tipo de jogada? Caso seja, quais são os detalhes a respeito dela e quando pode ser usada?
Vlw pessoal,

TSawyer
26-06-2009, 06:24
Seja Bem-Vindo,

quanto a sua pergunta" Eu pago para ver ".Ela pode ser usada da seguinte maneira:

Numa mesa um jogador X esta com AKo em MP, tem uma mão muito boa, já o jogador Y tem 55 em LP.O jogador X entra com 3bet...a mesa roda em fold até o jogador Y que paga a aposta. No flop aparece A5K. O jogador X faz uma CB pot e o jagador Y volta ALL-IN. Como o jogador X acertou dois pares no flop ele para e diz: "essa eu pago para ver". Ele paga e o Jogador Y mostra sua trinca de 5. No turn e river não aparece nenhuma carta que ajude o jogador X e o Y leva o pot...

esta ai uma explicação onde pode ser usava a referida frase...:D espero não passar por essa tão cedo novamente...:eek:

Petrillo
26-06-2009, 07:53
Olá pessoal,
Sou novato aqui on site e estou iniciando no poker também. Tenho uma dúvida particular, nem sei bem se aqui é o local apropriado para postar dúvidas mas como não consegui achar nenhum bem como não achei nada a respeito na busca que fiz então, ai vai :

Já ouvi algumas vezes a seguinte expressão no poler : "Eu pago para ver ..."
O que significa isso afinal ? Este é algum tipo de jogada? Caso seja, quais são os detalhes a respeito dela e quando pode ser usada?
Vlw pessoal,

Grande Rapatudo!!

Na verdade "pagar para ver" não é uma expressão com algum sentido indireto, é a ação de pagar uma aposta feita por um adversário no river, de tal forma que o vilão, se quiser tentar ganhar o pote, deve obrigatoriamente mostrar suas carta.

O vilão pode foldar se quiser, mas neste caso ele perde automaticamente e o jogar que deu o call vence.

Na vida real, aí sim "pagar para ver" é uma expressão, vinda do poker, que quer dizer que tu vai insistir, investindo algo e acredita que vai se dar bem, mas não tem certeza.

Se não ficou claro, pergunte novamente!

Um grande abraço!

Vadiu
26-06-2009, 16:20
Eu pago pra ver virou um método mnemonico usado pra lembrar quem mostra as cartas primeiro, depois do river. se vc pagou pra ver, o oponente tem q mostrar primeiro. é assim que eu jogo em lives casuais recreativos, porém em jogos mais...digamos...profissionais a ordem segue o sentido horário a partir do último apostador. Quem souber, ao ver as cartas do oponente, que perdeu pode optar por não mostrar, mas deve mostrar se alguém pedir.
Pedir pra ver as cartas escondidas (muck) no jogo live, porém, é considerado uma extrema falta de eduação e etiqueta à mesa. Já na internet, basta olhar o hand history q elas estarão lá

Rapatudo
27-06-2009, 07:49
Poxa pessoal, muito obrigado pelas respostas.. Vcs são mesmo feras!! Obg!!!
Se não for incomodar muito, gostaria de fazer outra pergunta:

Já que estamos falando de poker, tenho outra dúvida sobre regras.. seguinte:

Vamos supor que existem 5 jogadores (A, B, C, D e E) e, numa rodada de apostas antes do river o pot possui R$ 200, após o river acontece o seguinte:

(pot = R$ 200)
A = aposta R$ 200;
B = Faz um "Call" apostando também R$ 200;
C = Desiste;
D = Faz um "Call" apostando também R$ 200;
E = Faz um "Raise" para R$ 400; (neste momento, o pot já é R$ 1.200)
A = Desiste;
B = Faz "ALL-IN" colocando seus últimos R$ 70;
D = Faz um "Call" apostando também R$ 400; (cobre a aposta acrescentando mais R$ 200 do que já tinha);
E = Faz um "Check"

Ao final da rodada de apostas, só restam 3 jogadores na mão (B, D e E) e o Pot final possui R$ 1.470 (Me corrijam se eu estiver errado).

Ao ser revelado o "River", o jogador B vence a mão. (exatamente o que fez o ALL-IN)

Dessas 5 alternativas, o que acontece?

a) Ganha todo o pot de R$ 1.470;
b) Ganha apenas o valor que tinha apostado, nesse caso, de R$ 270;
c) Ganha o valor de sua própria aposta x Nº de jogadores total (5 x R$ 270 = R$ 1.350);
d) Ganha o valor de sua aposta x Nº de jogadores restantes na mão (3 x R$ 270 = R$ 810);
e) Nenhuma das alternativas;

Caso o jogador B não ganhe todo o valor do Pot, o que acontece com o restante do Pot?

Desculpem pelo tamanho do post!

Muito obrigado,
Grande abraço a todos!

TSawyer
27-06-2009, 08:22
cara, quando acontece de um jogador short stack entar num pot com all-in e outros derem call a situação e a seguinte. è gerado um pot paralelo onde o valor do all-in do short stack ficará la juntamente com os dos outros jogadores e caso ele ganhe no showdown, ele receberá este pot, já os outros jogadores que estam na mão, podem colocar mais money no flop, turn e river.. este money é direcionado para o segundo pot.... caso o jogador aumente a aposta no turn e o outro der fold, acontece o showdown onde vc irá disputar com o jogador que ficou na mão o melhor jogo. Se vc ganhar, vc ganha seu pot com o money dos blind e os call dos dois e o jogador vilão recebe a diferença do pot paralelo caso eles tenham feitos apostas..no flop.. acho que é isso ai...

Petrillo
27-06-2009, 09:21
Fala Rapatudo!!

Depois dos empates, esta é a principal dúvida.

Vamos primeiro a um princípio: ninguém é obrigado a foldar por ter menos fichas que o adversário. Esta confusão é comum. Mesmo que tu tenha uma ficha e o adversário 10.000, tu continua no jogo.

No caso que tu narrou, forma-se dois Side Pots (pote paralelo).


Pote 1: Pote inicial (200) + Aposta de A (200) + Call de B (200) + Call de D (200) + Raise de E (200+70) + Call de B (70) + Call de D (70) = 1.210 fichas

Este pode é disputado pelos jogadores B, D e E (o jogador A foldou ao raise de E)


Pote 2: Parte do raise de E (130) + Parte do Call de D (170) = 260 fichas

Este pode é disputado pelos jogadores E e D.

Se o jogador E ou o jogador D tiver a melhor mão no showdown, o vencedor leva tudo. Se o jogador C tiver a melhor mão, ele ganho o Pote 1 apenas. O Pote 2 fica com a melhor mão entre E e D.

Então a resposta é "e) Nenhuma das alternativas", hehehe.

Duas observações:

1ª.) O jogador E não dá check pois ele não tem ação novamente. Ele deu raise e os outros só pagaram, portanto, quando tu diz 'E = Faz um "Check" ', isto não acontece.

2ª.) O jogador B jogou "errado". Se o pote tem 400 fichas e ele tem 270, ele ou dá all in on folda. Este call em geral é muito ruim (hehehe, não passa nada, nem em exemplo hipotético!!)

Cara, que tem nickname seja cada dia mais verdadeiro!

Um grande abraço!

Marcelo
27-06-2009, 20:35
Rapatudo (excelente nick by the way), aqui tem mais um exemplo bacana: //pokerdicas.com/forum/discussao-geral-sobre-poker/83-regra-de-desempate.html

Aproveito para te convidar a conhecer os tópicos essenciais para novatos do fórum (veja na minha assinatura)

Rapatudo
28-06-2009, 00:43
Olá pessoal! Mais uma vez, obrigado por responder minhas perguntas.

Eu percebi que desse exemplo que falei foi possível perceber que algumas jogadas e decisões podem não ter sentido e até mesmo erradas, como é o caso do último "check" que citei do jogador E que não existe, como o Petrillo falou.

O que tá me interessando mesmo nesse exemplo diz respeito apenas à regra do valor ganho do Pot no casso de um ALL-IN.

Da explicação do Petrillo, ele fez uma citação do exemplo que eu narrei:

"Pote 1: Pote inicial (200) + Aposta de A (200) + Call de B (200) + Call de D (200) + Raise de E (200+70) + Call de B (70) + Call de D (70) = 1.210 fichas"

Não possui um erro nessa contagem? Reparem que está informado um Raise do jogador E de 270 (na verdade deveria ser 400, como eu falei no meu post), o Call de B deveria ser portando 400, mas só lhe restam 70. Como o jogador B acredita na força da sua mão resolve aposta mesmo assim (ALL-IN, no caso), que fica 270 (Não deveria ser essa a contagem?).

Agora surgiu outra dúvida: Como a aposta estava 400 antes do ALL-IN, o jogador D é obrigado a fazer Call de 400 ou de 270 (do ALL-IN feido pelo jogador B)?

A contagem final deveria ser de 400 de cada jogador, só que, como C desiste logo na primeira aposta só restam 4 jogadores (ficaria portanto 4 x 400 = 1.600 => 1.600 + Pot inicial de 200 = 1.800);
Só que A, que faz a aposta inicial de 200, deveria colocar mais 200 e não faz porque resolve desistir, e deixa de colocar 200 a mais no Pot (-200 da soma total);
B também não aposta 400, apenas acrescenta 70. Como já havia feito o "Call" de 200 da aposta de A, aposta apenas 270 dos 400 que deveria (-130 da soma total);
Até aqui, ficaria portanto: 1.600 - 200 - 130 = 1.470 (como eu havia dito anteriormente);
Agora no caso de minha dúvida:
Se D tiver que apostar 400 (pois o último raise feito é de 400), o Pot seria o valor acima, agora se for de 270, terá menos 130 desse valor, que seria 1.340

A contagem não deveria ser assim, ao invés de 1.210 fichas?

Outro erro que percebi foi na segunda citação:
"Pote 2: Parte do raise de E (130) + Parte do Call de D (170) = 260 fichas."

130 + 170 = 260? Não deveria ser 300, ou a parte do call de D deveria ser também 130 para dar 260?

"Este pode é disputado pelos jogadores E e D..."

Mas no meu exemplo, é o B que ganha (justamente o que fez o ALL-IN).

Quantas fichas o jogador B ganha afinal?

Marcelo
28-06-2009, 02:30
Vamos supor que existem 5 jogadores (A, B, C, D e E) e, numa rodada de apostas antes do river o pot possui R$ 200, após o river acontece o seguinte:

(pot = R$ 200)
A = aposta R$ 200;
B = Faz um "Call" apostando também R$ 200;
C = Desiste;
D = Faz um "Call" apostando também R$ 200;
E = Faz um "Raise" para R$ 400; (neste momento, o pot já é R$ 1.200)
A = Desiste;
B = Faz "ALL-IN" colocando seus últimos R$ 70;
D = Faz um "Call" apostando também R$ 400; (cobre a aposta acrescentando mais R$ 200 do que já tinha);
E = Faz um "Check"

Ao final da rodada de apostas, só restam 3 jogadores na mão (B, D e E) e o Pot final possui R$ 1.470 (Me corrijam se eu estiver errado).

Ao ser revelado o "River", o jogador B vence a mão. (exatamente o que fez o ALL-IN)



Então vou dar minha opinião, e acho que está correta.

btw, O check final do "E" não existe.



Na hora que o "B" vai all-in, o pote tinha 800 mais os 400 do raise de E. 130 destes 400 são retirados e vão para o pote secundário. Com B all-in, o pote primário fica então com 1140 (1070+70). O pote secundário tem 130.
D faz call, colocando 70 no pote primário e 130 no secundário. Primário tem 1210 (1070+70+70) e secundário tem 260 (130+130).
Neste caso, B leva o pote primário de 1210. O pote secundário irá para o melhor entre D e E.

É complexo mesmo, mas você se acostuma. Quando o jogador D foi all-in surgiu a necessidade de mexer no pote para igualar a contribuição dos que ainda estavam na mão.

Rapatudo
28-06-2009, 03:46
:happy34:Humm... Agora estou começando a entender..

A respeito do check inválido do jogador E, o Petrillo já havia falado e eu já entendido e concordado, mas obrigado por me lembrar novamente.

Só uma coisinha que não entendi bem: Porque que dos 400 são subraídos 130? Porque tem que ser esse valor? Qual é o cálculo que devo fazer para chegar nele baseado no ALL-IN feito pelo jogador B? Tirando isso, o resto eu entedi.

Ah, só mais uma coisinha: Vc poderia colocar outro exemplo desse problema com valores diferentes? Comparando os dois exemplos, acho que dessa vez vai ficar bem claro para mim. Bom.. Acho que é só isso.. No mais, vlw!!:thumbsup:

Marcelo
28-06-2009, 13:59
Rapa, veja bem: O cara que fez raise de 400 na verdade pagou 200 da aposta que já havia e colocou mais 200.

O jogador B já tinha pago os primeiros 200, mas só pode pagar 70 do raise de 200. Neste momento formasse o pote secundário.

--------------------------------------------------------

Mais um exemplo:

(entre parenteses mostro o stack de cada um após a ação)

Jogador X: 1000 fichas
Jogador Y: 500 fichas
Jogador Z: 1500 fichas

Pré-flop: X aposta 300 (X=700). Y paga 300 (Y=200). Z faz raise all-in (Z=0).

X paga 700 (X=0). Neste momento 500 fichas de Z voltam para ele (Z=500)

Y paga 200 (Y=0). Neste momento, 500 fichas de X e 500 de Z são retiradas do pote e vão para um pote secundário.

Resultado final:

Pote primário terá 1500 fichas, 500 de cada um.

Pote secundário terá 1000 fichas, disputado entre X e Z.

Z terá 500 fichas restantes no seu stack.

---------------------------------------------------

Como isso é meio complicado, em jogos live é recomendado não juntar as fichas no meio até acabar a rodada, para evitar confusão. Cada um aposta colocando as fichas em sua frente, e após igualarem as apostas elas são misturadas no meio.

Rapatudo
29-06-2009, 04:57
Agora fixei.. :happy34:

Até gostei desse exemplo que além de explicar a minha dúvida ainda falou de outra coisa que eu não sabia até então: Que 500 fichas de Z voltam para ele.. Eu não sabia que isso era permitido..

Bom, eu na tentativa de saber mais sobre a regra do ALL-IN estava jogando um jogo contra o PC e, induzindo a um ALL-IN para ver no que ía dar, me deparei com a seguinte situação (Dados tirados do log que o programa cria):

///////////////////////////////////////////////////////////////////

~BLIND LEVEL: $10 / $20

Seat 1: Player 1 ($140)
Seat 2: Player 2 ($1920)
Seat 3: Player 3 ($960)
Seat 4: Player 4 ($980)
Seat 5: Player 5 ($1000)
Seat 6: Player 6 ($1000)

BEGIN

Player 3 starts as dealer.
Player 4 bet $10 (small blind)
Player 5 bet $20 (big blind)

PREFLOP

Player 6 folds.
Player 1 ALL-IN with $140.
Player 2 folds.
Player 3 folds.
Player 4 calls $140.
Player 5 folds.
Player 1 shows :Ks :As
Player 4 shows :Kh :Jh

FLOP [board cards :5h :Qd :Kc

TURN [board cards :5h :Qd :Kc :3s

RIVER [board cards :5h :Qd :Kc :3s :7h

Player 1 has :Ks :As - One Pair, Kings, third card Ace
Player 4 has :Kh :Jh - One Pair, Kings, third card Queen

Player 1 wins $300

///////////////////////////////////////////////////////////////////

Bem, minha dúvida é a seguinte:

Como eu sou o jogador 1, provoquei um ALL-IN no Preflop apostando todos meus créditos que era de 140. O único jogador que ainda estava na mão que era o jogador 4 pagou minha aposta. Como não podia mais serem feitas apostas, vieram consecutivamente o Flop, Turn e River.
Das apostas eram 140 + 140 que totalizam 280 que, somados aos 10 do Small Blind e 20 do Big Blind serão: 280+10+20 = 310, que era o que eu esperava ganhar.. Só que só vieram 300.. Não consegui saber o porque de não vierem os 10 restantes.. :confused:

Petrillo
29-06-2009, 08:32
Observe que o Jogador 4 era o small blind, então a conta era 140 (teus) + 140 (Jogador 4) + 20 (BB) = 300 fichas

Rapatudo
29-06-2009, 11:56
hehe.
Eu havia esquecido que já tendo Small Blind de 10, para a aposta de 140, basta adicionar + 130, e não 140. Portando fica 300 mesmo.. Vlw

Marcelo
29-06-2009, 13:50
Esse tópico é uma aula para side pots, muito legal.

Rapatudo
30-06-2009, 14:25
É.. Quando se joga on-line no PC, o programa trata de fazer o cálculo da pontuação automaticamente e ele faz isso tão rápido que não dá para assimilar. Como eu pretendo jogar também na mesa mesmo, com cartas, é preciso conhecer bem essas regras, pois não haverá outra maneira de fazer tal cálculo e distribuição de créditos. Quando a gente fala uma coisa na mesa durante o jogo e depois que descobre que a regra era diferente fala que é de outro jeito, para os outros jogadores que são menos experientes e que estão aprendendo também, isso soa como trapaça..
Uma idéia que tive, foi a de utilizar um programa que captura todos os eventos da tela e gravar em video. Chama-se Techsmith Camtasia Studio. Depois que eu gravar o video das jogadas, posso voltá-lo a vontade para poder analisar com calma tudo que passou!!

:As :Ks :Qs :Js :Ts

:D :D :D :D

Rapatudo
02-07-2009, 17:35
Hum..
Bem pessoal, surgiu outra dúvida quando eu estava jogando, seguinte:
Jogando um jogo contra o PC, percebi que quando o jogo começa, as apostas iniciam com valores de 10 e 20 para SB e BB respectivamente.. À medida que o jogo prossegue, as apostas iniciais de SB e BB sobem para 20 e 40; Depois 30 e 60; Depois 40 e 80; e assim vai...

Já li alguns tópicos e guias sobre regras falando sobre o quanto e quando esses valores são aumentados, só que, ao jogar outros jogos (de desenvolvedores diferentes), percebi que às vezes esses aumentos (e momentos em que ocorrem) não seguem uma regra fixa. Daí, minha pergunta é:
existe um valor e momento predefinido para o aumento dos blinds ou isso é definido pelos próprios jogadores? Caso existam, quando e como esse aumento pode ser feito? Em casos onde um jogador é eliminado da mesa, esse aumento também acontece?

Vlw pessoal!!!

Marcelo
02-07-2009, 18:04
Fala Rapatudo.

Isso é definido pela estrutura do torneio (só em torneios). Exemplo: blinds a cada 10 minutos significa que a cada dez minutos aumenta o nível.

A forma de aumento também é definida pela organização.

Quanto mais rápido aumentar, mais agressivo é o jogo e menos técnico - chamamos de turbo os que são mais rápidos.

Em mesa de cash game não ocorre aumento.

Vadiu
02-07-2009, 18:26
Quanto mais rápido aumentar, mais agressivo é o jogo e menos técnico - .

Vou ter que discordar, Marcelo.

À primeira vista os turbos parecem mais loteria mesmo, mas na verdade um bom jogador de torneio turbo é muito mais técnico. Isso porque deve dominar totalmente jogadas de cEV, usando o ICM. O ROI do melhor jogador de DON 5 turbo é 26% e do melhor jogadore de DoN 5 normal é 15%

Não obstante, alguns torneios que parecem pura sorte, como os superturbo do Fulltilt, onde vc começa com 300 fichas e os blinds sobem a cada 3min, são a alegria de muitos regulares que o dominam e conseguem viver só jogando eles.

Marcelo
02-07-2009, 18:34
É, você está certo, eu acabei falando minha opinião como se fosse verdade.

Rapatudo
07-07-2009, 17:11
Opa.! Sou eu de novo,

Quando vc falou que em cash game não ocorre aumento você quis se referir apenas ao tempo de jogo ou isto também é válido com a eliminação dos jogadores da mesa? O aumento das apostas tem a ver também com saídas sucessivas de jogadores da mesa, ou esse tipo de aumento não existe?

Vcs falaram do aumento em relação ao tempo de jogo, mas e em relação à quantidade do aumento da aposta? Tem alguma regra fixa?

zunkedz
24-09-2009, 15:37
acompanharei essas dicas de poker nesse topico...