PDA

View Full Version : Oscilação na cotação do Dólar

zerko
24-01-2014, 10:10
Bom dia galera.

Depois que comecei jogar poker acompanho sempre o preço do dólar. Tenho conhecimento básico do básico sobre o que afeta a cotação.

Como sei que aqui no fórum temos várias pessoas com conhecimento avançado no assunto gostaria de pedir uma pequena explicação desses fatores que controlam o preço do dólar, assim como a previsibilidade desses aumentos/quedas etc. Sei que é uma pergunta com respostas muito amplas e pode ser complicado explicar em um post, então se houver algum artigo ou texto que seja de confiança aceito a indicação.

afsalagoas
24-01-2014, 11:03
Vou postar alguns links, 2011
O que influencia a oscilação do dólar? - 07/10/2011 - InfoMoney (//economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/10/07/o-que-influencia-a-oscilacao-do-dolar.jhtm)

zerko
24-01-2014, 11:50
Olhando pela ótica do governo qual um valor interessante para manter o dólar? Entendo claro que o governo é apenas um dos fatores que o regula.

Dólar baixo compraremos produtos importados esfriando o mercado interno. Dólar alto significa menos investidores estrangeiros no país, é por aí?
Será que o caso Eike prejudica a imagem do país no exterior?

Heartbreaker
24-01-2014, 13:43
Olhando pela ótica do governo qual um valor interessante para manter o dólar? Entendo claro que o governo é apenas um dos fatores que o regula.

Dólar baixo compraremos produtos importados esfriando o mercado interno. Dólar alto significa menos investidores estrangeiros no país, é por aí?
Será que o caso Eike prejudica a imagem do país no exterior?
Um patamar interessante é aquele que permita que os produtos nacionais vendam seus produtos de forma competitiva no mercado internacional (dolár alto) e que permita que a industria importe insumos para se modernizar (dólar baixo). Também existem os fatores externos, por exemplo, com uma recuperação da confiança no mercado americano a cotação do dólar tende a subir aqui, pois os investidores que tem grana investida no país tendem a levar seus recursos para os EUA, já que o risco sistêmico lá é menor. Logo, a quantidade de $ circulando no Brasil tende a diminuir, e pela lei da oferta x demanda a cotação varia de forma inversamente proporcional. O governo também possui muitos dispositivos para controlar a cotação, como, por exemplo, injetar/comprar dólares no mercado através das reservas camibias e, assim, controlar a quantidade de dólar disponível no mercado e, por consequência, alterar a sua cotação.O lance do Eike não afeta a confiança no Brasil, mas afeta em termos de $ que seriam investidos aqui e agora tendem a não ser mais, mas isso é insignificante se for olhar a quantia que isso representa no todo. Tem muito mais coisa envolvida, mas, resumidamente, é isso.

afsalagoas
24-01-2014, 13:46
Em resumo, para os jogadores brasileiros de pôquer (wiiner) é um sonho o $ subir. Para os exportadores também, para os importadores ....

Marcelo
11-02-2014, 11:38
Tópico bacana.

É difícil fazer previsões sobre o dólar, mas essa oscilação parece ter diminuído nos últimos meses.

Interessante é que quando o dólar estava a 1.30 tinha gente dizendo que "o fim do império americano está próximo", bla bla bla.

Enquanto isso teve conhecido meu que comprou bastante dólar.

Eu acho que na fase atual é bem mais complicado especular, mas em tempos de dólar baixo pode-se dizer que a tendência é que suba de novo eventualmente. Acho que não interessa ao governo dólar baixo também não. Pelo contrário, o que a China faz é desvalorização da própria moeda, então deve ter alguma lógica isso.

Exorciser
11-02-2014, 11:55
@zerko (//pokerdicas.com/forum/member.php?u=2602) eu acompanho o dólar há anos, é um costume meu, e realmente concordo com o Marcelo, já faz um tempo que ele deu uma certa estabilizada, variando no máximo uns 4 cents para baixo ou para cima.
Mas é bacana se manter informado do que realmente altera a cotação e como a cotação alterada transforma nossas vidas e/ou o comércio.

zerko
11-02-2014, 13:01
Abri o tópico justamente porque acho esse assunto muito interessante! Muitas coisas do nosso dia a dia refletem a situação do dólar, é bom saber como ele funciona. A intenção era abrir uma discussão mesmo, mas não tenho conhecimento pra falar então estou esperando o pessoal se manifestar kkk

Acho esses extremos EUA / China muito interessantes também. Um desvalorizando para aquecer as exportações e o outro com medo de perder a hegemonia para um país "comunista".

Eu estou achando o dólar muito caro, certo que já chegou a R$ 3,98 mas poderia ter estabilizado nos R$ 2. Se/quando abaixar de 2 comprarei alguns pra vender quando subir.

Mudando de foco, vocês acham possível/provável uma unificação das moedas, a longo prazo? A exemplo da União Europeia começando dentro dos blocos econômicos (MERCOSUL, Alca, APEC, SADC..), e depois eventualmente unificando o mundo todo?

wltr
11-02-2014, 21:32
Unificação de moeda eu acredito que é praticamente impossível ocorrer algum dia, existem muitas variaveis que eu nem sei mas que influenciam e impossibilitam essa unificação.
Este artigo fala algo a respeito sobre uma unica moeda para o Mercosul (algo que na teoria seria mais lógico e fácil, não?) Fantasia da Moeda Única (//exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0716/noticias/a-fantasia-da-moeda-unica-m0053447)

Marcelo
12-02-2014, 11:56
Moeda única não funciona pois os países são muito diferentes culturalmente, em nível de desenvolvimento, e politicamente.

Além disso o país perde o poder de desvalorizar sua moeda quando quiser.

Magico51
12-02-2014, 13:09
Unificação de moeda eu acredito que é praticamente impossível ocorrer algum dia, existem muitas variaveis que eu nem sei mas que influenciam e impossibilitam essa unificação.
Este artigo fala algo a respeito sobre uma unica moeda para o Mercosul (algo que na teoria seria mais lógico e fácil, não?) Fantasia da Moeda Única (//exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0716/noticias/a-fantasia-da-moeda-unica-m0053447)

Algum dia, quem sabe. Mas nem tão cedo,basta mirar o exemplo europeu para ver o quanto é necessário acertar para a coisa funcionar minimamente bem.
Se países com bases bem sólidas em sua maioria, eles estão enfrentando certos problemas referentes a unificação, imaginemos a coisa à la Bangu como não fica? ;)