PDA

Vizualizar Versão Completa : Raise PF, qual o melhor método?

Simão
17-06-2009, 09:18
Bom pessoal, estive estudando o assunto e observei duas linhas de ação diferente recomendadas por profissionais quando se entra no pote como o PFR.

1) Chris Ferguson - ele recomenda diferenciar o padrão de apostas de acordo com a posição. Por exemplo, em EP, aumentar 2BB; em MP, aumentar 2,5BB e em LP, aumentar 3BB. Caso o jogo possua antes, acrescentar 1BB a cada posição.

2) Phil Gordon - ele fala para manter o padrão do raise, independente da posição, ou seja, se vai entrar no pote como PFR, aumente 3BB.

Numa coisa os dois concordam (e eu assino embaixo). NUNCA ENTRAR DE LIMPER, e também não ficar variando o tamanho do raise de acordo com a mão que recebe, senão você vira um telégrafo ambulante.

E ai, qual a opinião de vocês. Qual método utilizam?

Marcelo
17-06-2009, 10:47
Simão, eu acabei de reler o Phil Gordon (livro verde) e ele já mudou de idéia. Ele também acha que deve-se variar um pouco, de 2,5BB a 3,5BB de acordo com a posição e o comportamento da mesa, mas não de acordo com a força da mão.

Eu acho que variar é importante, fica menos com cara de roubo de blinds. Entretanto, se ninguém te respeita na mesa, o valor vai ser menos relevante.

Quanto a "nunca entrar de limper", como toda regra fixa no poker, está errado. Até o Phil Gordon admite que em algumas situações deve-se entrar de limper sim, mas isso é outro assunto.

Simão
17-06-2009, 11:34
Rapá, assim fica difícil estudar os caras mudam de opinião como quem muda de cueca. LOL.

Sobre nunca entrar de limper, claro que toda regra tem exceção, mas ele enfatizou: "NEVER, NEVER LIMP IN WHEN YOU ARE THE FIRST PERSON TO PUT MONEY IN THE POT."

Ele até destacou alguns pros que fazem este move, like Phil Ivey, Gus Hansen, etc, mas dissem que fazem isso pq possuem um excelente jogo pós flop.

O problema que eu vejo no limp é o seguinte, se vc muda sua betsize no pf vai fazer isso com oq? Com AA ou KK, vai dar na cara. Se fizer com estas ou com outras mãos, qse sempre vai ter alguém que vai dar re-raise (eu sempre dou raise no btn com ATC se tiver limper na mesa).

Ai vem o X da questão, se vc entrou de limp com uma mão especulativa provavelmente vai foldar. Se entrou com premium hand, vai dar call, no meu ver ta facilitando o trabalho do vilão em ler o range de mãos que vc pode ter ali.

rogeriosjunior
17-06-2009, 16:07
Bom topico, continuem que quero saber mais tb!!!

GremistaEterno
20-06-2009, 13:53
Pra qual jogo? Cash ou SNG, MTT quem sabe?
Então não se pode chegar a uma conclusão.
Eu jogo DoN, um jogo agressivo!! É, ele é bem agressivo, só que tight!
No meu caso, minha aposta depende mto de posição e cartas, quando em ep ou mp eu penso bem nas cartas pra entrar em jogo. Pois eu tenho uma aposta padrão = 3/4BB + 1 por limper- isso depende muito do meu stack em relação ao blind, e a quantidade de donks nas mesas-.

Mas pra cash, ja vi em algum tópico aqui no PD que tem uma boa discução após um tópico do Jardim eu acho, procure por 4 BB+1 por limper em cash micro/low limits....

Acho que é isso que tenho pra falar sobre apostas.

Abraço e bom jogo a todos.
--------
Off topic
Rogeriosjunior você joga em algum site? poste suas mãos para evoluir seu jogo, aquelas que você ficou mais indignado e não sabe aonde você errou.

Vadiu
20-06-2009, 20:08
em dons eu chego a aumentar 5-10 bbs no início de torneios, mas só jogo 98% das mãos

depende muito da mesa...com AA por exemplo, o minimo que vc quer é que haja um pote multiway, entao aumenta a aposta (isso em early stages) já com aks, é melhor ter um pote multway

prof_anselmo
20-06-2009, 20:17
pessoal, embora profissionais digam que até possa se aceitar limper.. sinceramente, eu discordo quanto a isso.

Limper, vc chama para o pote BB por exemplo que pode ter um 49 of e fazer trinca, ou dois pares...
agora se estiver com par de 2, é aceitável algum tipo de limper, pra verificar se trinca e torcer para alguém aceitar 2 pares... aí extrair o máximo de fichas...
AA em qualquer posição, limper é perder e muito a eficiência dessa mão, se isolar é a mais EV, do que ter vários jogando contra vc.

brunomulato
20-06-2009, 21:32
Eu não concordo não anselmo. Se eu (TAG) der raise do UTG que mãos vc acha que eu tenho? Com certeza eu não vou fugir minha premium só pq ninguém vai pagar mas se eu der um raise a chance de todos fugirem é bem grande.

Um limp as vezes vai bem pra misturar um pouco as coisas. Assim como também é legal dar raise sem nada no UTG, dar raise com mãos especulativas e dar raise com AA no UTG, dar limp sem nada, e dar limp com mãos especulativas. Misture tudo.

Isso pra confundir o adversário, nunca deixando ele ter certeza qual a sua mão.

Agora, uma coisa é verdade, pra fazer esse tipo de coisa vc tem que ter um jogo no mínimo razoável no pós-flop, sabendo o que está fazendo e sabendo largar mãos como AA.

Outra coisa é que vc precisa de uma boa gestão de banca no caso de cash, e um stack acima da média no caso de MTT. Senão vc está apenas jogando dinheiro fora. Funciona mais ou menos como no xadrez, quando vc sacrifica uma peça de valor médio para pegar uma peça de grande valor do adversário.

Então não adianta vc sacrificar a peça sem um bom plano, porque se fizer isso apenas estará entregando a peça para o adversário.

icemanjr0
21-06-2009, 12:20
Eu sempre uso o mesmo padrão, qdo aposto começo com 4BB, ainda uso + 1BB pra cada limper, uso 3-bet para um re-raise e em caso de vir outro re-raise vou all-in com AA e KK normalmente, qdo tenhu menos de 13BB uso push/fold... Evidentemente usando posição, cartas etc... Não concordo muito com esta posição do Chirs:

1) Chris Ferguson - ele recomenda diferenciar o padrão de apostas de acordo com a posição. Por exemplo, em EP, aumentar 2BB; em MP, aumentar 2,5BB e em LP, aumentar 3BB. Caso o jogo possua antes, acrescentar 1BB a cada posição.