PDA

Vizualizar Versão Completa : O Poker Como Renda Lucrativa - Monografia

viniciussb
11-07-2013, 14:46
Galera, estou fazendo MBA em Gestão de Mercados e após começar a estudar o poker e participar desse fórum (há aproximadamente 2 meses), decidi fazer minha monografia de conclusão de curso sobre o Poker como renda.

Gostaria de contar com a colaboração de vocês (os nomearei nos créditos/agradecimentos, juntamente com o fórum Poker Dicas, responsável por praticamente tudo que venho aprendendo sobre poker).

Vou contar mais ou menos como estou planejando realizar esse estudo.

Primeiramente uma introdução rápida do Poker (história, etc...), depois alguns conceitos básicos como Gestão de Bankroll, modalidades, etc...

Mas a parte principal seriam experiências reais de pessoas que utilizam, hoje, o poker como renda fixa, ou que conseguem tirar um mínimo de R$4.000,00 (~$2.000,00) regularmente por mês para despesas pessoais (excluindo-se a quantia destinada ao poker e bankroll).

Alguém se encaixa nessa categoria ou conhece quem indicar para troca de informações?

Obrigado!

viniciussb
11-07-2013, 14:52
OBS.:

Ainda tenho 1 ano para apresentar o projeto, então caso alguém tenha algum material ou ideia/sugestão que possa me ajudar, serei muito grato. Estou estruturando os tópicos e assuntos que quero abordar.

Um dos meus objetivos com isso, é tentar inserir cada vez mais o poker no mundo dos negócios, acabando com o preconceito existente por trás desse esporte.

Tentarei abordar o máximo de fatores que envolvem o mundo do poker como investimento.

Se quiserem posto aqui o documento final quando terminá-lo.

Valeu :)

Vadiu
11-07-2013, 18:01
Posso ajudar sim... vai ser questionário?

viniciussb
12-07-2013, 11:10
Olá Vadiu, provavelmente será um questionário, inicialmente e depois somente uma conversa caso se faça necessário.
Ainda não montei o questionário, por enquanto estou só apresentando a ideia aqui e sabendo com quantos poderei contar aproximadamente.

Muito obrigado!
Entro em contato quando tiver novidades :)

Julio Kenji
12-07-2013, 14:07
Caro viniciussb,

Sem querer ser preciosista, "renda lucrativa" não seria um pleonasmo?

Ainda mais preciosista (e curioso), achei que não se usava mais o termo "monografia" e sim TCC (trabalho de conclusão de curso) para graduação e "tese" para os MBAs. Mas é tudo a mesma coisa.

Se aceita sugestões, acredito que existam 3 pontos cruciais no seu trabalho:

1) a legalidade do poker: infelizmente não tenho a documentação, mas sei da existência de perícia judicial que comprova que o poker não é um jogo de azar; não se esqueça de abordar os artigos legais pertinentes;

2) o caráter esportivo do poker: também não tenho documentos, mas sei que a CBTH (Confederação Brasileira de Texas Hold'em) possui registro no Ministério dos Esportes; pesquise também a respeito de ex-profissionais de xadrez, gamão e outros esportes da mente que vivem de poker atualmente;

3) a natureza fiscal-tributária dos rendimentos: não sei se todos (ou nenhum) recolhem devidamente o Imposto de Renda sobre os resultados; procure saber com algum Contador maiores detalhes.

Estou muito longe de ser um profissional do poker, mas se precisar de alguma ajuda na parte jurídica, estarei à disposição.

GL

viniciussb
14-07-2013, 17:33
Prezado Julio Kenji
Aos pontos:

Renda Lucrativa - Com certeza fui infeliz no termo, mas foi apenas para tentar demonstrar o que eu quero, como disse, ainda tenho 1 ano para entregar a tese e estou longe de definir o titulo, mas obrigado pela observação haha. O que quis dizer com isso, é que $5 mensais são uma renda, mas não significativa. Fui mais claro?

Monografia/TCC - Na verdade o TCC é um Trabalho que você deve apresentar para Concluir seu Curso (graduação/pós-graduação). Dependendo do curso que está fazendo ou da especialização, existem algumas opções para esse trabalho. Falando da minha realidade na graduação: Poderia ser uma campanha publicitária feita por uma agência fictícia criada com intuitos academicos, um plano de negócios, projeções de novas mídias ou então uma mongrafia/tese a ser pesquisada e defendida. (Sou formado em publicidade e propaganda).
No caso da minha especialização (MBA), posso optar entre monografia/tese ou plano de negócios. :)

Falando agora @ as sugestões:
1 - Já possuo fortes argumentos sobre a classificação do poker como não sendo jogo de azar, mas concordo e agradeço. Não havia pensado em buscar artigos na legislação e com certeza vou precisar usar para dar validade aos argumentos. Caso você tenha algum local ou forma para conseguir isso, agradeceria muito!

2 - Já comecei a separar alguns materiais desse tipo, e acho muito válida a ligação com os demais esportes da mente. Obrigado.

3 - Acho que essa informação será um pouco mais dificil de se conseguir, mas inclusive já comecei a pesquisar para fins pessoais (para saber como devo pagar meus impostos sobre o poker) e acredito valer um espaço em minha tese para isso, pois é mais um argumento de que o poker pode ser utilizado como profissão/renda unica (ou significativa).

Muito obrigado mesmo pelo interesse, vou mantendo vocês atualizados por esse tópico!

Grande abraço!

adahylgarcez
16-07-2013, 01:23
Conseguiu entrar em contato com o Pessagno?

kfodao
16-07-2013, 04:03
Não sei se 1 só é o suficiente
se for o Vadiu é mto mais indicado que eu, além de mais forrado é bem mais organizado

mas qualquer coisa eu posso ajudar tb

meu skype: kfodao

Vadiu
16-07-2013, 11:56
lol mais forrado q o kfodao ok... o minino acabou de comprar um learjet

viniciussb
16-07-2013, 16:11
hahahaha vou guardar um lugar pros dois.

esse mês agora vou precisar focar em umas outras paradas porque fiquei de exame em finanças.
mas no que vem eu formulo o questionário e passo pra vocês, ok?

Julio Kenji
16-07-2013, 16:44
Caro Vinicius,

1) quanto à legalidade, comece por aqui:
Conjur - Pôquer é jogo de habilidade, e não de azar, entende Justiça catarinense (//www.conjur.com.br/2012-jan-14/poquer-jogo-habilidade-nao-azar-entende-justica-catarinense)

2) quanto ao caráter esportivo, veja aqui:
Ministério do Esporte (//www.esporte.gov.br/cen/detalhesEntidades.do?idEntidade=74)

3) quanto ao caráter tributário, esse mais confunde que ajuda, mas ajuda:
//www.emerj.tjrj.jus.br/revistaemerj_online/edicoes/revista59/revista59_199.pdf

Não sei quem será sua banca examinadora, mas procure saber se eles exigem documentação autenticada (ainda que eletronicamente) dos textos que encontrar na internet. Eu exigiria na minha banca.

Abraços.