PDA

Vizualizar Versão Completa : Dúvida IR/Atualização do assunto 2013

ThiZ27
15-06-2013, 11:36
Bom dia prezados.
Me chamo Thiago (novo no Fórum). Primeiramente gostaria de parabenizar a todos os moderadores pela iniciativa do site. Sem mais delongas, gostaria que me ajudasse com algumas dúvidas, sobre o IR e o cartão Neteller. Já existem alguns tópicos no Fórum sobre o assunto, porém estão um pouco desatualizados e gostaria de saber o que se manteve e o que talvez possa ter mudado. Vou colocar minhas perguntas numeradas para facilitar a dinâmica das respostas. (até pq não tem na net um lugar com respostas esquematizadas sobre o assunto)

1- Qual é o valor mínimo que devo me "preocupar" se obtiver lucros? Acima de qt? (consdierando q sou isento de imposto por não atingir o valor mínimo da alícota)
2- Mesmo para quem é isento, caso obtenha um ganho alto, realize a retirada desse valor de sua conta, do site de poker para a conta Neteller e transfira ou saque/deposite em uma conta no Brasil por exemplo (em uma média dividindo-se esse valor por 12/ano) e der um valor acima da alícota de isenção deve-se declarar via carne-leão?
3- Com o cartão Neteller posso comprar normalmente em lojas no Brasil mesmo se minha conta estiver configurada em outra moeda? (no caso USD)

A partir disso surgirão novas dúvidas. Peço desculpas caso esteje fazendo algo errado, porém como disse sou novo Fórum. O Marcelo gentilmente já me ajudou, porém sempre é bom ter novas opiniões e pontos de vista sobre o assunto. Aguardo respostas.
Atenciosamente

Sarsante
15-06-2013, 13:46
1 e 2 eu não sei...

3 - sim, se a loja aceitar a bandeira mastercard. usando o cartão em pontos de venda (lojas físicas) nunca obtive problemas, mas para compras online já tive problemas na kabum, onde a operadora (n sei se neteller ou mastercard) não liberou o pagamento.

ThiZ27
15-06-2013, 14:01
Opa.. Nossa, mt obrigado. Menos uma duvida. Abs

adahylgarcez
16-06-2013, 18:19
Só complementando a resposta da terceira, no caso, você paga uma taxa de conversão de moeda.

Marcelo
17-06-2013, 10:42
1- Qual é o valor mínimo que devo me "preocupar" se obtiver lucros? Acima de qt? (consdierando q sou isento de imposto por não atingir o valor mínimo da alícota)

Se na sua atividade habitual você é isento, veja a diferença entre o salário que recebe e a isenção mensal de IRPF (muda todo ano, favor pesquisar). Se receber lucros do poker nesta diferença não terá que declarar.

2- Mesmo para quem é isento, caso obtenha um ganho alto, realize a retirada desse valor de sua conta, do site de poker para a conta Neteller e transfira ou saque/deposite em uma conta no Brasil por exemplo (em uma média dividindo-se esse valor por 12/ano) e der um valor acima da alícota de isenção deve-se declarar via carne-leão?

Até onde sei, se o lucro do mês for abaixo da alíquota de isenção, nem precisa declarar. Na minha opinião, o que conta é o saque da sala de poker. Tirou o dinheiro da sala de poker, teoricamente significa que é retirada de lucro, e contaria para imposto de renda (depois de considerada a isenção).

Mas há quem diga que qualquer lucro nas mesas já deveria ser declarado. O problema disso é que o jogo é muito dinâmico e tem variância.

Uma outra forma seria ver o resultado de cada mês. Acho que o PS por exemplo pode emitir um relatório para esse fim.

A forma de declarar ganhos em dólares é carne-leão.

3- Com o cartão Neteller posso comprar normalmente em lojas no Brasil mesmo se minha conta estiver configurada em outra moeda? (no caso USD)

Loja física: pode comprar sem problemas, e tem vendedor que fica super curioso com o cartão por ser bonito. Você paga uma micro taxa de conversão de moeda.

Loja online: lojas brasileiras costumam negar por ser cartão estrangeiro. Sei que a TAM aceita se usar o site deles em inglês.

ThiZ27
18-06-2013, 17:12
Muito obrigado a todos pelas dicas.
Bom.. uma ultima dúvida sobre o cartão neteller. Não sei se vcs tiveram esse problema. Na hora de fazer a confirmação de nome e endereço o site sismou em colocar logo o meu primeiro nome abreviado. Será q isso vai da problema quando for usar nas lojas? Abls

Marcelo
18-06-2013, 17:45
Muito obrigado a todos pelas dicas.
Bom.. uma ultima dúvida sobre o cartão neteller. Não sei se vcs tiveram esse problema. Na hora de fazer a confirmação de nome e endereço o site sismou em colocar logo o meu primeiro nome abreviado. Será q isso vai da problema quando for usar nas lojas? Abls

No Brasil ninguém nunca nem olhou meu nome no cartão.

No exterior às vezes olha, mas se é só abreviação acho que é tranquilo.

VIVÃO
21-06-2013, 18:00
27,5% do valor ganho no ano,

Pode comparar a um dono de micro onibus, ele fatura anualmente 100 mil reais.. mas, obviamente ele tem custos mensais com seu transporte, (combustivel, manutenção, ajudante), esse valor ele utiliza um recibo pra comprovar, anotado tudo no livro caixa..., voce guarda os comprovantes que são lhe enviados de deposito no neteller.. e vai fazendo nota de tudo que sacar... no ano posterior vai ter noção de +- quanto vc sacou abatendo o deposito inicial...

Se voce ganha MUITA grana todo mes, ai sim vale a pena usar o Carne leao...

A receita costuma deixar passar valores baixos, mas, se tiver um ganho alto vale a pena declarar em outros rendimentos na Declaração do IR, para que nao caia na malha fina em anos posteriores.

E na minha opiniao, convem mais sacar na 24 hrs do que fazer compras na linha credito com o cartão Neteller..