PDA

Vizualizar Versão Completa : Utilizando o poker como uma fonte "real" de renda. Quando? Como?

Exorciser
04-02-2013, 02:06
Olá amigos, bom dia.

Primeiramente, o que podemos considerar como uma fonte "real" de renda?
Seja o poker sua fonte primária, secundária ou até terciária de renda, em meu ponto de vista para esta ser real deve dar $ suficiente para se realizar alguma coisa importante (pagar a parcela de um carro, pagar uma faculdade, pagar uma van, pagar as baladas do mês, bancar os gastos com roupas e lazer, etc).

A grande discussão que quero trazer neste tópico é:
A partir de que níveis podemos dizer que dá para se tirar um dinheiro legal (uma espécie de salário) para se realizar alguma coisa da lista acima? E, em que tipos de jogos podemos fazer isso?

Em meu ponto de vista, se tratando de cash games, a partir da NL25 (blinds $0.10/$0.25) já podemos tirar uma grana legal (batendo o limite a 5bb/100 e jogando 50K hands no mês (menos de 2K hands por dia) temos aí $625 dólares por mês, A.K.A $1.200 reais ou quase dois salários mínimos atualmente).

Vejam que estou considerando uma winrate baixa, um volume de mãos não muito alto, e não contando o rakeback, portanto este valor pode subir bastante (ou descer se levarmos em consideração a variância, óbvio).

E, qual a opinião de vocês? E nos SNG, MTT, etc?

Marcelo
04-02-2013, 09:14
Isso é muito relativo, depende do que você considera como um valor suficiente para considerar como um trabalho.

O interessante é calcular a hourly rate, ou seja, calcular qual o seu salário por hora.

Exorciser
04-02-2013, 14:16
Sim, concordo.
Mas uma das perguntas levantadas em questão seria, a partir de que stakes podemos considerar o poker como uma fonte de renda?
Exemplo: Não dá pra viver de NL2, IMHO.
SNG, MTT, quais buy-ins/volume mensal?

Vadiu
04-02-2013, 14:43
Fonte de renda é uma coisa muito subjetiva. Eu por exemplo, teria ganho mais dinheiro (perdido menos hehehe) se tivesse jogado nl2 mes passado ao invés de hyperturbos...
Seria mais importante a fonte de renda ou a visão analítica do poker como uma profissão e não como diversão? Um jogador recreativo que ganha 500 mil em um sunday million da vida por exemplo. Foi uma fonte real de renda pra ele, mesmo ele não sendo profissional.

Um gênio da informática que consegue fazer alguns bost no ps que grindam $500 dólares por mês cada, totalmente imperceptíveis tem uma fonte de renda.

Um vendedor de balas em um cruzamento de uma grande cidade pode ter uma fonte de renda mais sólida que um daytrader que veio a perder tudo em uma oscilação incomum.

Exorciser
04-02-2013, 14:59
Fonte de renda é uma coisa muito subjetiva. Eu por exemplo, teria ganho mais dinheiro (perdido menos hehehe) se tivesse jogado nl2 mes passado ao invés de hyperturbos...
Seria mais importante a fonte de renda ou a visão analítica do poker como uma profissão e não como diversão? Um jogador recreativo que ganha 500 mil em um sunday million da vida por exemplo. Foi uma fonte real de renda pra ele, mesmo ele não sendo profissional.

Um gênio da informática que consegue fazer alguns bost no ps que grindam $500 dólares por mês cada, totalmente imperceptíveis tem uma fonte de renda.

Um vendedor de balas em um cruzamento de uma grande cidade pode ter uma fonte de renda mais sólida que um daytrader que veio a perder tudo em uma oscilação incomum.

Sim, realmente faz muito sentido o que você falou.
Talvez devêssemos neste caso tomar como exemplo mesmo a hourly rate, como o Marcelo falou, ou os ganhos anuais divididos por 12, assim teríamos uma espécie de salário com poker.
Sei que não é possível ganhar todo mês a mesma quantia, mas um bom jogador (sem uma máre de azar) ao final do ano tem um lucro X, que dividido por 12 seria uma espécie de salário.
Quanto ao exemplo do sunday million, não vem ao caso pois estamos falando de profissionais e semi profissionais.
Por mais que o cara ganhe dinheiro em NL2 não daria pra se viver disso, já um cara com uma boa winrate em NL10 já conseguiria alguma quantia razoável (tudo considerando uma média, sem considerar enormes variâncias seja para baixo ou para cima).

Mr. Reis
04-02-2013, 15:00
Viver de poker vai depender do seu lifestyle,
Se pra você um salario minimo esta bom, apartir da NL10 já da pra viver de poker.

só é voce ir multiplicando... pra um jogador que bate o field, conseguir 20~30 buyins no mês é normal. vai multiplicando ai que voce acha qual nl voce deveria jogar pra ter a fonte de renda que acha ideal... para torneios e sng não tenho muita noção.

Vadiu
04-02-2013, 16:34
dá pra tirar uns 2 a 3 mil dolares por mes jogando limites baixos de sng( $7 a $15 por explo), sabendo o básico e se empenhando em umas 8h diárias de grind

DonVitche
04-02-2013, 16:42
Tiago, se entendi bem o que o preocupa, só posso lhe responder que para considerar o poker como uma renda (qualquer que seja) "garantida", somente jogando para algum time que garanta os buy-ins e mais um extra para despesas pessoais. Atualmente a maioria dos times funciona assim. Você tem um período, normalmente longo, para o fechamento da sua conta. Tenho visto muitos jogando com fechamentos anuais. O player tem uma retirada fixa mensal, quase sempre em reais, e uma vez por ano a conta é fechada para apuração de lucro/prejuízo. Durante esse período, caso o jogador forre algo importante, o stacker pode autorizá-lo a uma retirada extra a título de adiantamento.

Fora isso TUDO será tão variante quanto o próprio jogo.

Falcao 09
04-02-2013, 20:44
Op, como o Marcelo falou, isso vai depender de quanto vc considera um salário razoável, com base na minha pouca experiência e no q vejo por ai, respondendo a sua pergunta quanto ao cash game, se for um regular bom da pra começar a fazer uma graninha a partir da nl25 grindando 60K hands mês, nos sng tem jogadores profissionais nos limites a partir de 4,50 (180), 3+R (vejo regulares fazendo +2K nesses sit), e nos de 7 e 15 como Vadiu citou, em mtt eh dificil mensurar ganhos mensais, por causa da alta variância, mas a partir do low limites tem regulares q vivem do game.

Ps: Agora pra virar pro de poker eh muito difícil, q os iniciantes não se iludam, achando q eh grana fácil , vc vai ter q trabalhar muito mais horas do q um emprego convencional (vide os grinders de mtt 12h+ de rotina e sem domingos) ter q estudar o game e bla bla bla... fora q só 5% do field eh ganhador consistente, imo a melhor opção eh usar o poker como fonte extra de renda.

VIVÃO
08-02-2013, 14:19
Muito relativo mesmo.. concordo com O Don..

Mas, se eu tivesse que aconselhar alguem nao diria pra pensar mensalmente , mas, eternamente... pq se vc é winner no NL2 por exemplo.. se vc ganhar 1 buy-in que seja por dia.. vc no fim do ano tem 1460,00 reais... em dez anos 14.600,00 ... ou seja, em determinado ano vc tera .. R$ 1216,67 adicionados a sua renda fixa... (chutando beeeem baixo)

O que devemos pensar no poker como um fundo de garantia... aliada a uma fonte de diversao.... particularmente admiro DEMAIS, quem vive só de poker... pq vc fica extremamente feliz qdo a good run aparece... e extremamente deprimido quando ela vai embora... eu hj tenho a opção de dizer.. nao quero mais jogar hoje... o profissao ja nao pode mais pois tem que manter padroes... acho que com o passar dos anos.. o stress acumulado nas costas dos jogadores podera trazer graves consequencias... é adrenalina 24/7...

O que é o poker pra mim hj.. uma fonte de fundo de garantia, desafio e passatempo :happy34:

Exorciser
08-02-2013, 16:20
Muito relativo mesmo.. concordo com O Don..

Mas, se eu tivesse que aconselhar alguem nao diria pra pensar mensalmente , mas, eternamente... pq se vc é winner no NL2 por exemplo.. se vc ganhar 1 buy-in que seja por dia.. vc no fim do ano tem 1460,00 reais... em dez anos 14.600,00 ... ou seja, em determinado ano vc tera .. R$ 1216,67 adicionados a sua renda fixa... (chutando beeeem baixo)

O que devemos pensar no poker como um fundo de garantia... aliada a uma fonte de diversao.... particularmente admiro DEMAIS, quem vive só de poker... pq vc fica extremamente feliz qdo a good run aparece... e extremamente deprimido quando ela vai embora... eu hj tenho a opção de dizer.. nao quero mais jogar hoje... o profissao ja nao pode mais pois tem que manter padroes... acho que com o passar dos anos.. o stress acumulado nas costas dos jogadores podera trazer graves consequencias... é adrenalina 24/7...

O que é o poker pra mim hj.. uma fonte de fundo de garantia, desafio e passatempo :happy34:

Gostei desse ponto de vista também, ir juntando o dinheiro ali e só. Não ficar sacando todo mês como uma espécie de salário.
Bacana!

Sarsante
23-02-2013, 06:54
o que deve servir de "alerta" para os iniciantes é que depois de um mês jogando nl2 runnando entre 10 e 15bb/100, é fácil se iludir. Na nl10 vc não ganhar 15bb/100, na nl25-nl50 se você ganhar metade disso se considere um reg bom. na nl100 então, se você ganhar 5bb/100 você será um dos regs tops do limite. não é pq vc ganha $60 na nl2 que irá ganhar $6000 na nl200.

especialmente com o joguinho se tornando mais difícil a cada dia, resultado da proibição nos eua e da crise mundial. sem falar nos micro limits regs de países subdesenvolvidos que conseguem viver disso jogando nl10 - (leste europeu e ásia principalmente). pesquisando rapidamente na net em moscow que deve ser dos picos mais caros da rússia, você aluga apt 2-3 dorms por $200.

-SharkNeZ
23-02-2013, 11:29
Acho que para viver do poker voce tem que ver o poker como um negocio que pode dar certo ou não, e como abrir seu propio negocio não se pode investir tudo nele, sempre voce terá que deixar um dinheiro poupado para caso o seu negocio não funcionar é a mesma coisa no poker ,mas voce tem que saber o que voce chama de renda mensal que pode variar de 0 a premios milionarios,enfim é um risco onde voce tem que saber que pode dar certo ou não mas sempre guardando algum dinheiro.

Marcelo
23-02-2013, 13:21
Acho que para viver do poker voce tem que ver o poker como um negocio que pode dar certo ou não, e como abrir seu propio negocio não se pode investir tudo nele, sempre voce terá que deixar um dinheiro poupado para caso o seu negocio não funcionar é a mesma coisa no poker ,mas voce tem que saber o que voce chama de renda mensal que pode variar de 0 a premios milionarios,enfim é um risco onde voce tem que saber que pode dar certo ou não mas sempre guardando algum dinheiro.

Concordo. Como tudo na vida que você terá que investir tempo ou dinheiro, o ideal é pesar sempre os riscos e os benefícios possíveis.

Eu entendo que não devemos confiar só no poker como renda - pelo menos até conseguir provar que tem talento.

(Sent from my phone using Tapatalk)

-SharkNeZ
23-02-2013, 15:16
Até porque podemos reparar que o numero de visistas neste topico é imenso quase 900 visitas em pouco tempo, ou seja é um tema muito discutivel,então acho que mesmo dando orientaçoes as pessoas no final das contas irão perceber sozinhas o que é melhor pra elas sendo ruim ou não. :happy34:

Exorciser
25-02-2013, 00:13
o que deve servir de "alerta" para os iniciantes é que depois de um mês jogando nl2 runnando entre 10 e 15bb/100, é fácil se iludir. Na nl10 vc não ganhar 15bb/100, na nl25-nl50 se você ganhar metade disso se considere um reg bom. na nl100 então, se você ganhar 5bb/100 você será um dos regs tops do limite. não é pq vc ganha $60 na nl2 que irá ganhar $6000 na nl200.

especialmente com o joguinho se tornando mais difícil a cada dia, resultado da proibição nos eua e da crise mundial. sem falar nos micro limits regs de países subdesenvolvidos que conseguem viver disso jogando nl10 - (leste europeu e ásia principalmente). pesquisando rapidamente na net em moscow que deve ser dos picos mais caros da rússia, você aluga apt 2-3 dorms por $200.

E eu sempre me perguntava o porque de caras super mega winners em NL5/NL10 (caras sempre com stack super deeps e com status platinum star e supernova jogando NL10).
Devem ser os exemplos que você citou.

Sarsante
25-02-2013, 03:46
E eu sempre me perguntava o porque de caras super mega winners em NL5/NL10 (caras sempre com stack super deeps e com status platinum star e supernova jogando NL10).
Devem ser os exemplos que você citou.

tem a ver tb com o hourly rate, as vezes o cara joga 16 mesas de nl10 e ganha mais por hora do que se jogasse nl25, pq na nl25 ele tem que reduzir o número de mesas (se jogar 16 mesas ele perde dinheiro ou é break even) pq a winrate é bem menor e tal, ou as vezes não bate mesmo a nl25 então joga 24 mesas de nl10.

ponde
21-03-2013, 16:50
tem a ver tb com o hourly rate, as vezes o cara joga 16 mesas de nl10 e ganha mais por hora do que se jogasse nl25, pq na nl25 ele tem que reduzir o número de mesas (se jogar 16 mesas ele perde dinheiro ou é break even) pq a winrate é bem menor e tal, ou as vezes não bate mesmo a nl25 então joga 24 mesas de nl10.

ai eu já me lembro do que o vadiu disse uma vez: Não acredito que seja hourly rate, pois pelo menos para mim sempre quero melhorar e buscar novos desafios. Se eu bati o field vou subir para tentar aumentar meus ganhos, é claro que no inicio meu $/h será menor, mas com o tempo e com estudo ele aumenta. (não foram essas palavras mas foi quase isso haha)

Para o cara realmente não querer subir de limite ele provavelmente não quer correr risco, e qm nao quer correr risco é quem tem algo importante a perder, mesmo que o premio seja alto. Isso provavelmente é gente que vive com o poker e não pode se dar ao luxo de arriscar o limite superior

Petrillo
21-03-2013, 22:06
Galera se puxou neste tópico!! Congrats!!

Como já foi falado, o conceito de riqueza é relativo. Se o teu padrão de consumo é bem austero, talvez seja possível viver com NL25 ou SnGs de $7.

Mas eu sou mais objetivo: para mim, profissional mesmo joga cash NL100 para cima ou MTTs de $22 ou maiores.

Claro, um chinês semi-escravo talvez posso ser considerado "profissional" jogando NL2, mas os parâmetros que falo é para a nossa situação.

Ótima discussão!

K1MAR1O
18-04-2013, 19:36
Interessante esse topico, eu como sou iniciante e tenho estudado bem + que jogado vou a minha leiga opinião, acho que deve-se avaliar o quanto vc esta dispoto a doar de tempo e dinheiro, pois como poker vai ser seu negocio tem que avaliar seu ROI, quantas mesas jogar ao mesmo tempo e uma media de quanto pretende ganhar por hora. Pois sendo um trab CLT por ex. vc vai trab 44hs semanais, so que horas realmente trabalhadas acho que dificilmente chegam a 35h/semana visto as enroladas tipo bate papo, cafezihos e etc.
Ogora ja no poker vai ser de 44 horas ou + trabalhas pra ter lucro pois, qualquer desatenção pode custar caro ou nao atengir o valor esperado.

rlivermore
23-07-2013, 16:28
referente a pergunta como e não quando.

na minha opinião : horas de prática, boa noção na gestão de bankroll e estudo a sério são aspectos importantes mas acredito que o que diferencia o jogador comum de um jogador realmente lucrativo é o quanto centrado ele se torna ao longo dos anos no poker e que sabe lidar com as variancias e oscilações inerentes ao jogo.

um mestre nessa arte é o jogador Erick Seidel !!!

Iorek-23
31-08-2013, 17:59
peguei no final a discussão, mas me foi útil... vlw galera

mhp007
03-09-2013, 20:44
Tiago, se entendi bem o que o preocupa, só posso lhe responder que para considerar o poker como uma renda (qualquer que seja) "garantida", somente jogando para algum time que garanta os buy-ins e mais um extra para despesas pessoais. Atualmente a maioria dos times funciona assim. Você tem um período, normalmente longo, para o fechamento da sua conta. Tenho visto muitos jogando com fechamentos anuais. O player tem uma retirada fixa mensal, quase sempre em reais, e uma vez por ano a conta é fechada para apuração de lucro/prejuízo. Durante esse período, caso o jogador forre algo importante, o stacker pode autorizá-lo a uma retirada extra a título de adiantamento.

Fora isso TUDO será tão variante quanto o próprio jogo.

Meu Deal Renda e exatamente isso que o Don descreveu!!

raphaelzani
04-09-2013, 09:59
Estou aí com o Don e o Marcão!

É bem por aí que funciona, ah não ser que o cara jogue high stakes e sobreviva sozinho, mais são poucos casos.

viniciussb
03-10-2013, 15:14
não acredito que exista uma fórmula fixa para considerar alguém profissional ou não no game.
Com todo respeito à opinião de jogadores muito mais experientes que eu, IMHO, não pode-se definir que alguém só é profissional por jogar determinado limite dos high stakes. Tem muito mais coisas a serem levadas em conta.

Talvez um reg que jogue NL100 4 mesas tenha um lucro menor que alguém que grinde NL25 16 mesas (como o vadiu acabou falando em um post por aí).

Varia muito da disciplina, horas investidas para o jogo, etc...

Cada jogador escolhe a estratégia que se sente mais confortável e apresenta melhores resultados.

O Dusty "Leatherass" Schimdt, um grinder que já ganhou MUITO dinheiro com o game exemplifica isso bem.

Ele diz que se sente mais confortável jogando limites bem baixos (uma gestão de ~500bi), mas de 12-20 mesas simultaneas. Hoje acredito que ele abra até mais.
Mas um de seus alunos, se sentia mais confortável jogando limites mais altos (~100-200bi, as vezes tiros ainda maiores), jogando de 4-6 mesas simultâneas. E ambos conseguiam ser lucrativos, viver somente com essa renda, sustentar suas famílias e, portanto, profissionais.

Um trabalhador que ganha um salário mínimo não é menos profissional que um dono de uma multinacional que ganha milhões.
São apenas pessoas com perfis diferentes, com rendas diferentes, com escolhas de vida diferentes (e oportunidades diferentes).... Mas são profissionais.

Fora que o mercado do poker é muito maior do que apenas grinders, mas já é outra discussão.

VIVÃO
03-10-2013, 16:59
Exatamente isso , Xará..

Eu mesmo digo a todos que sou profissional, tipo um fotografo freelancer.. me resumo a 2 horas, mas, nunca falto..e quando falto reponho no outro dia... e a parte mais legal é que posso me demitir a qualquer tempo ;).... obvio que me recontrato apos um tempo..

Nao sei se teria a paciencia de ter o poker como minha unica fonte de renda... pois, é muito stress em 2 horas quem dirá 8~10

viniciussb
03-10-2013, 18:45
Exatamente isso , Xará..

Eu mesmo digo a todos que sou profissional, tipo um fotografo freelancer.. me resumo a 2 horas, mas, nunca falto..e quando falto reponho no outro dia... e a parte mais legal é que posso me demitir a qualquer tempo ;).... obvio que me recontrato apos um tempo..

Nao sei se teria a paciencia de ter o poker como minha unica fonte de renda... pois, é muito stress em 2 horas quem dirá 8~10

Exato ;)

Um profissional de consultoria ou designer que faz trabalhos esporádicos ainda é um profissional. A definição para isso vai muito além de "ser empregado" ou fazer tantas horas por dia.

É claro que quanto mais tempo e dinheiro você investe, melhor profissional nessa área você se torna.

olavo69
14-10-2014, 16:16
Acho que a primeira analise seria sobre sua familia.
Analisar como você vai começar , se vai investir, em que horários vai trabalhar no poker, quais eventos via participar.

Acho bem complicado isso, fiz um teste no ano passado. Trabalho em uma empresa e ainda faço freelances pelo 99freelas e trampos.co e eu senti um dificuldade enorme de fixar metas para poker, se durmo tarde jogando me ferro no outro dia fico um caco, e final de semana tiro para tentar ganhar alguns campeonatos, fica dificl pois trabalho de freela e tenho familia.

Acho que além de analisar tudo isso, que cada um falo é bom também adicionar se não vai afetar seu mental, sua familia, vida social.

Mas se você juntar uma grana boa se demitir fuck man pra todos , e fixar só no poker acho que consegue sim, mas não da noite para o dia. Pois além de você têm mais uns mil treinando para ter esse estilo de vida.

VIVÃO
15-10-2014, 16:32
Muito bom este topico..:happy34:

Marcelo
16-10-2014, 16:08
Bela ressucitada num tópico bacana.

Isso vai do perfil de cada um. Os mais agressivos partiriam com tudo pro poker. Outros, mais conservadores, preferem ter um backup primeiro.

olavo69
16-10-2014, 16:16
Bela ressucitada num tópico bacana.

Isso vai do perfil de cada um. Os mais agressivos partiriam com tudo pro poker. Outros, mais conservadores, preferem ter um backup primeiro.

Sim vai do perfil mesmo, mas o que eu vejo, é que ambos estão bem preparados na hora de entrar de cabeça. Estão meses ou anos se planejando como se fosse abrir um negocio mesmo.

O que estou vendo bastante é o crescimento dos clubes de poker pelo Brasil.Normalmente só existia em grandes cidades, hoje você encontra cartão das casas de poker outdoors etc.
O que eu penso também já que a vida do poker não vai para frente, que tal montar um estabelecimento para jogo é uma boa também se tiver capital!