poker nas escolas como esporte…

prof_anselmo: E novamente amigos o poker em evidÊncia:

Eu já havia dito que defendo o poker na escola e agora parece que tomou mais um forte defensor o deputado federal Walter Feldman.

Acho muito honesta essa bandeira, por acreditar fielmente naquilo que me debruço a estudar com tanto afinco.

vale a pena dar uma conferida

no site da uol

Deputado federal defende que pôquer seja praticado nas escolas como esporte – Últimas Notícias – UOL Esporte

Levantar essa bandeira não me parece das mais fáceis, porém o preconceito tem que ser posto abaixo…

Sarsante: sinceramente eu não sou a favor de ensinar poker nas escolas, pq menores de 18 anos não podem jogar.

IMO estaremos incentivando a mulecada a abrir contas com dados falsos para jogar online.

nas escolas: xadrez sim, poker não.

prof_anselmo: eu penso que deveria, pois de qualquer forma eles estão jogando com contas fake, acho que uma abordagem pedagógica de nosso esporte, mostrando inclusive os riscos que envolve é muito mais seguro, do que tapar o sol com a peneira. A partir do ensino médio eu não vejo como um conteúdo desagregador, pelo contrário. Pelo caráter de desenvolvimento do auto controle, do auto conhecimento, do raciocínio lógico e matemático, da observação, entendo que o poker tem muito para contribuir com pessoas em fase de desenvolvimento e de descoberta. Já que irão descobrir, nada mais seguro do que ser orientado por pessoas que não desejam nada além, se não, o desenvolvimento dos domínicos do comportamento humano: faço saber : cognitivo, afetivo-social, psicomotor.

Claro que temos pontos diferentes de pensamento e isso é saudável. Será que mais amigos pensam diferente ou iguais a nós? Vamos esperar os comentários.

prof_anselmo: eu penso que deveria, pois de qualquer forma eles estão jogando com contas fake, acho que uma abordagem pedagógica de nosso esporte, mostrando inclusive os riscos que envolve é muito mais seguro, do que tapar o sol com a peneira. A partir do ensino médio eu não vejo como um conteúdo desagregador, pelo contrário. Pelo caráter de desenvolvimento do auto controle, do auto conhecimento, do raciocínio lógico e matemático, da observação, entendo que o poker tem muito para contribuir com pessoas em fase de desenvolvimento e de descoberta. Já que irão descobrir, nada mais seguro do que ser orientado por pessoas que não desejam nada além, se não, o desenvolvimento dos domínicos do comportamento humano: faço saber : cognitivo, afetivo-social, psicomotor.

Claro que temos pontos diferentes de pensamento e isso é saudável. Será que mais amigos pensam diferente ou iguais a nós? Vamos esperar os comentários.

Petrillo: Discussão interessante…

Acho que para adolescentes acima de 15 anos poderia ser uma ferramente bem interessante.

Como disse o Anselmo, melhor orientar do que deixá-las aprenderem com o mundo. E nas aulas, essas pessoas poderia ser orientadas do pq não fazer contas fake para dinheiro real e então jogar play money, se quisessem praticar no on line.

Se bem conduzido, o poker pode trazer vários benefícios, então não vejo problemas em si.

Vadiu: Seria como eduação sexual pra crianças. Não significa que elas vão sair por aí fazendo sexo, mas é bom entender como as coisas funcionam.

icemanjr0: Como existe outras modalidades esportivas, pq não o poker é interessante a ideia… principalmente para as turmas que estão se formando no ensino médio, pois como atividade extra curricular é interessante, pois o poker também é estudo !!!

prof_anselmo: sabe que eu havia pensado também no temas relacionados sobre a sexualidade também. Acho que no ensino médio realmente tem muito a contribuir, justamente para evitar que conheçam a modalidade por intermédio de aproveitadores, enfim, vamos aguardar mais amigos contribuirem com o tópico

bobkirst: Achei legal o tópico Professor … acho bem bacana também sua postura de querer saber a opnião das pessoas sem aquela necessidade de querer convencer do seu ponto de vista … te respeito por isso …
Eu pessoalmente iria com o Sarsante … acho por exemplo o xadrez um esporte que estimularia o raciocínio lógico de forma semelhante mas não tem o apelo do Poker pra Real Money e meio de sobrevivencia …

Sei que você é professor e queria saber sua opinião até sobre questões mais amplas, por exemplo:

– Projetos esportivos: Até que ponto uma quadra acesa à noite com 5 bolas de futsal largadas poderia ser considerado um projeto esportivo da Prefeitura e Secretaria de Esportes ? Na minha opinião principalmente quando se trata de populações carentes você deve incentivar a pratica de esportes não apenas como meio de lazer mas como possibilidade de um adolescente praticar aquilo em alto rendimento e quem sabe promover seu sustento e de sua família através de praticas esportivas. Vejo exemplos disso em países como Cuba, Russia… Como gestor você precisa abrir essas possibilidades e transformar a escola em uma grande triagem: separar alunos com qualidades/atributos especiais e encaixa-los em projetos ou centros de treinamentos onde ele possa desenvolver suas habilidades em alto rendimento …

-Educação sexual p/ adolescentes: Isso é extremamente necessário porque é a realidade … Não é um trabalho de informação sobre algo que eles desconheçam … Qualquer menino de 12 anos já sabe como as coisas funcionam … É um trabalho que visa diminuir complicações, DST, abortos … relato que trabalhando em postos de saúde em comunidades carentes não foram poucas as ” meninas ” de 13/14 anos que procuravam o posto pra fazer Pré-Natal … na verdade não é uma orientação de algo distante … é o dia-dia deles … esse tipo de investimento é extremamente necessário … Não tem como um pai chegar e dizer ao professor: Gostaria que o sr. não discutisse isso em sala de aula pois minha filha é virgem … não é essa a realidade …

– Poker nas escolas: Acho que um menor não teria outra expectativa a não ser ganhar dinheiro. Você pensa em uma familia de classe baixa, o menor vai pra escola porque precisa da frequencia pra ganhar bolsa-família, ai na escola mostram pra ele um jogo extremamente divertido e fascinante, que muitos fazem disso uma profissão, mas ele tem que esperar mais 3 ou 4 anos pra jogar pq é de menor … acho que se agente pensar do lado de quem ja joga e quer ter o esporte reconhecido seria uma boa, mas pro aluno seria algo frustante ou que estimularia a criação de contas fakes etc e talz …

IMO, infelizmente na escola agente tem que fazer as coisas pensando na maioria … infelizmente nem todos tem cabeça pra não criarem contas fake, nem todos tem cabeça pra nao engravidar aos 14 anos … Eu pessoalmente vejo algumas restrições em desenvolver isso … A tendencia é que cada vez mais cedo as pessoas encontrem meios de sustento pois a situação não esta facil pra ninguem … acho que seria mais interessante agregar ensinos técnicos na escola ou promover desde cedo a oportunidade de crianças praticarem esporte em alto nível …

E ja digo de cara que posso facilmente ser convencido do contrario …

Bela discussão !

prof_anselmo: Excelente amigo…

aqui é um fórum e como tal todas as opiniões, são válidas, pois a realidade para um pode não ser para outro e esse é o ponto fascinante de nosso fórum a abertura para todos colocarem suas opiniões de forma salutar, priorizando sempre a democracia e liberdadade de expressão.

ótica colocação a sua e vou tentar ser breve quanto a sua indagação.

Sou graduado originalmente em Ed. Física e curiosamente eu vejo com uma série de ressalvas esses projetos esportivos tidos como “educacionais”. A própria Ed Física passa por um momento de reconhecimento e legitimação, pois aquilo que há em muitas escolas ainda hoje e que muitos de nós tivemos como “aula de educação física” é uma grande piada. Aquilo não é e nunca foi uma educação física verdadeira. Sou de uma linha de formação humanista que parte do princípio que todo conteúdo tem que partir da realidade do educando e que sirva para o mesmo refletir a sua própria condição de existÊncia, entendo todas as ideologias presentes na sociedade, na mídia, no meio de produção e cultural.

Assim sendo também não entendo que a Ed. Física ou os projetos esportivos, tenham que ser caça talentos, ela possui um conteúdo amplo de trabalho que prioriza (ou deveria) sobretudo buscar a formação integral do indivíduo, sem se preocupar com o tecnicismo presente em nossa área. Porém vejo que é uma forma de estimular crianças e mesmo adultos a uma prática saudável. Estimulando o hábito do exercício. Que por si só já louvável.

Sendo identificadas possíveis crianças com habilidades diferenciadas, então sim, ser encaminhados para o treinamento se esse for o desejo deles, para um dia virem a ser um Diego Hypólito, um Tande, um Guga, enfim… mas é um processo e deve ser observado com o rigor que necessita a formação humanista.

Como no esporte , podemos detectar talentos e levar ao alto nível e por conseguinte ao êxito financeiro de uma profissão (atleta de alto nível). Vejo também o poker como uma possibilidade de futuro promissor, quando orientado pedagogicamente para adolescentes já em fase terminal do ensino médio, pode vir a se tornar uma opção de formação profissional, para pessoas comuns como nós, e levá-las por intermédio da profissão apreendida, a condição de vida inimaginável caso sua formação fosse em outras áreas, como por exemplo um professor como eu. Que “ainda” não tenho uma perspectiva próxima de ir a LAS VEGAS, disputar uma WSOP. rs….

em resumo concordo com vocÊ sobre a educação sexual nas escolas. As doenças estão aí e devem ser discutidas na escola, o planejamento e os cuidados necessários. (preservativos).
Mas culturalmente temos pessoas que dificultam muito as coisas. Apenas a título de exemplo, quando eu ministrava aulas, certo dia fui de abada, berimbal , rádio e cd com músicas de capoeira. Houve uma pessoa que disse que aquilo que eu estava ensinando para as crianças era coida do diabo, de gente que cultua o diabo, isso é um exemplo apenas e houve suas implicações, que posso um dia falar com mais detalhes heheheh, das muitas histórias que tenho em minha vida… daria pra fazer um livro rs….

Enfim, acabei me prolongando um pouco, mas espero ter deixado meu ponto de vista mais claro…

esse tópico está realmente ótimo, pois levanta uma questão contraditória para muitos de nós

como defendemos o poker como esporte, se não temos uma unanimidade quanto ao seu ensino na escola. Isso é muito saudável, pois nos faz questionar até mesmo a nossa própria concepção do que é esporte, qual o seu papel educacional e o que torna uma modalidade elegível para ser ensinado nos bancos escolares.

Marcelo: sinceramente, as escolas (principalmente as públicas) deveriam primeiro ter um ensino básico de qualidade, antes de se pensar em introduzir o poker nas salas de aula.

Falou e disse.

Acho que o poker tem um grande potencial para desenvolvimento humano, mas é ilusão achar que nossas escolas já estão no nível de oferecer algo assim.

A escola pública de hoje forma alunos no ensino médio que não conseguem interpretar um texto básico.

Então há muito caminho a se andar. Até porque o poker cairia perfeitamente na ideia do brasileiro típico, que quer ganhar dinheiro fácil, sem esforço e rápido.

Então sou a favor de poker na escola? Sim, mas antes do poker sou a favor de ensinar economia familiar, lógica, direitos básicos do cidadão…

É igual xadrez: ofereça xadrez no ensino médio público atual e você verá o quanto estamos atrasados.

Teseu: Eu sempre me perguntei porque no Brasil as crianças não tem aulas de economia, e o poker poderia entrar como complemento dessas aulas, a escola deveria guiar e dar suporte a todas as opções (benéficas) que porventura a criança vir a escolher, em todos os esportes. Só como exemplo, eu fui salvo das drogas pelo Xadrez, minha escola era uma das piores do estado, cheia de traficantes, na hora do recreio a galera ia conversar com os aviãozinhos do tráfico enquanto que eu e mais uns dois colegas iamos para a biblioteca jogar Xadrez, apostando dinheiro e roubar livros (esse é um crime que eu nunca arrependo de ter cometido), o fato é que de uma turma de 43 alunos apenas nos 3 conseguimos nos formar, e pelas minhas contas 6 já foram assassinados, sem falar no número de meninas que engravidaram durante o ano letivo. O fato é que o pessoal não tinha opção nenhuma na escola, nem quadra de esportes nos tinhamos, a garotada em vez de estar praticando esportes estava se drogando. Infelizmente sei que a história da minha antiga escola não é uma exceção no nosso Brasil. VQV Poker Rumos as escolas!!

Felipe_pkr: sinceramente, as escolas (principalmente as públicas) deveriam primeiro ter um ensino básico de qualidade, antes de se pensar em introduzir o poker nas salas de aula.

zerko: Uma vez vi uma escola que ensinava tiro as crianças, com armas de fogo de verdade óbvio, aí numa entrevista o delegado que cuidava da escola foi perguntado se não era falta de responsabilidade ensinar algo tão perigoso as crianças. Não lembro bem a resposta exata do cara, mas ele respondeu que era melhor elas aprenderem sobre o assunto na escola, com disciplina e com pessoas preparadas do que aprender errado nas ruas. Talvez o mesmo seja verdade para o poker.

bobkirst: Blz !

Concordo com tudo o que disse, acho que só são maneiras diferentes de tentar solucionar problemas que estão ai no nosso dia-dia. Só a título de observação também não acredito no esporte apenas como forma de caçar talentos, eu mesmo tenho no esporte um companheiro inseparável e não vivo disso, no esporte aprendi a fazer amigos, noções de convivencia em grupo, cooperação, honestidade, etc … só acho que para populações carentes talvez um maior investimento no esporte, além de formar pessoas com melhor carater e mais saudáveis, poderia mudar um pouco o perfil de nossa população tão sofrida …

Mexer com a educação não é nada facil …

Petrillo: Não vejo problemas em ter poker nas escolas, como o xadrez ou damas. É mais um jogo, e muito bom para apresentar várias matérias, especialmente da área da matemática.

Agora, as escolas de administração tinha que ter como disciplina obrigatória… 😉

prof_anselmo: Maravilhosa toda essa discussão.

O amigo falou e disse.. a Escola precisa antes de tudo de um ensino de qualidade.

O que temos é uma educação pífia, com um ensino médio voltado para a decoreba, para se passar em um vestibular.

E isso é algo que me colocou em xeque, pois embora ter feito Ed. Física na graduação, a esp. o mestrado o meu doutorado incompleto, foram feitos em Educação Aplicada. Uma área que há muita gente teorizando mas que se somar a carga horária de carteira assinada na escola, deve dar algumas semanas e olha lá.

Fui para a linha do marxismo e novamente vi que apesar das excelentes críticas que são realizadas ali, fica tudo no plano da teoria e pouco de aplicabilidade na prática. Tudo bem que levantar a politicagem que há em torno da escola brasileira, dos discursos políticos carregados de ideologias neoliberais, que estão aí para tão somente garantir os status quo da estrutura social vigente , bem como a hegemonia capitalista burguesa.

Autores como Saviani escrevem sobre como a Escola, a Igreja e outras instituições funcionam como um APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO. Portanto é como se vivessemos em uma Matriz (lembram do filme hehhehe) exatamente. O discurso é todo bonitininho, escola pública gratuita e de qualidade por parte dos políticos, mas na prática é mais uma estrutura para a assegurar essa sociedade formada por classes e que quer assegurar a existência das mesmas, pois a hegemonia capitalista burguesa necessita de pessoas mais passivas e que aceitem o padrão de comportamento, consumo, e valores impostos pela mídia entre outros.

Consumir sem questionar, trabalhar e ter em mente que “Deus ajuda quem cedo madruga” . Quem trabalha como uma formiguinha, não tem o tempo necessário para refletir sobre quais são os valores que realmente necessita para ter uma prática social transformadora. A exploração da mais valia está mais forte do que nunca, e a luta de classes mais sanguinária do que em qualquer outro momento, na verdade, Karl Marx poderia voltar a esse mundo, para escrever um adendo ao Capital (sua obra clássica), o capítulo se chamaria a Surra de classes.\

O caminho é uma revolução, derrubando a estrutura econômica social vigente, em busca de uma sociedade mais igualitária e justa, o que na verdade não é o objetivo real de nossos dirigentes e consequentemente da política educacional. Portanto teremos um longo período com isso que está posto.


You may say,
I’m a dreamer
But I’m not the only one
I hope some day
You’ll join us
And the world will live as one”

Sarsante: o problema é que com o nosso pensamento de classe média pra cima e jogadores de poker, não percebemos que muitas e muitas famílias vivem com 1 salário mínimo ($350 dólares). dai você vai ensinar uma criança que é carente de educação, saúde e socialização a jogar poker com feijão na escola, pq é legal pra ensinar matemática?? wtf?!?! até parece que o fraco desempenho escolar vai mudar única e exclusivamente pq ele aprendeu pot odds ou contar outs?

dai quando a criança tiver um tempinho livre na frente do computador, seja em casa ou mesmo na escola ela vai entrar no fórum e vai ver que o ricardo ganhou sei lá qtos mil doláres em um torneio (que é equivalente a mais de 5 anos o salário da família dele), vai ver o vadiu vivendo de poker ganhando em 1 mês o que a família dele leva 9 meses para ganhar, vai ver uma hand postada em um pot de $10, $20, $100 dólares… pra ele é uma outra realidade financeira!! vocês sinceramente acham que o cara não vai criar uma conta na mesma hora e ficar jogando sonhando com uma vida melhor? dai a escola vai pra segundo plano!

não tem que pensar em vocês como adolescentes, tem que pensar em um muleque que está usando um uniforme de escola velho e apertado, pq ele não tem dinheiro para comprar um novo, que ele tá usando um tênis “Mike” velho, furado, pq ele não tem dinheiro pra comprar um novo… ele vê o pai dele se fu… o mês todo pra ganhar “míseros” $300.

a mãe dele passa o dia limpando a casa de alguém, o pai passa o dia ralando em um trabalho braçal qualquer, ele vai querer ficar na escola porcaria que ele frequenta ou vai querer jogar poker, mesmo que ganhe $0.10/hr, sonhando em ganhar mais do que os pais fazendo menos? e ainda vai jogar na cara da mãe quando ela reclamar, que ele está ganhando dinheiro!

IMO é muita irresponsabilidade fazer isso!

DonVitche: Ja que a maioria desses jovens poderao votar aos 16 anos, acredito que alguns, ao menos, poderiamos salvar. O que falta (demais!!!) aos nossos jovens, atualmente, sao desafios intelectuais. Nao aguento mais ouvi-los discutindo futilidades monstruosas como os relacionamentos envolvendo os big-brothers, o futebol, a violencia, etc.

Geracao dominada pela consciencia (!!!) sindicalista, pelo Estado paternalista que os condena a uma vida de total obscuridade pelo culto a esmola e a subsistencia. A destruicao da familia, com a retirada de cena dos machos-alpha (para quem possa me entender).

Estou com o MESTRE ANSELMO e nao largo!!!!!

PELO AMOR DE DEUS, ALGUM DESAFIO QUE SEJA INTELECTUAL, QUE POSSA FAZER ESSA GERACAO PRATICAR AO MENOS UM POUCO QUE SEJA O TREINO MENTAL, A ASSOCIACAO DE IDEIAS, O DESENVOLVIMENTO DE ALGUM MINIMO SENSO CRITICO QUE SEJA, A LEITURA, ETC…

Se jogarao ou nao a dinheiro, estejam certos de que seria a menor perda possivel nesse absurdo quadro de dominacao total.

Queiram desculpar a despontuacao no texto, mas estou numa maquina sem configuracao para o portugues rsrsrsrsrs

Abracos amigos Pders!!!

miguelcouto: Eu lembro que praticamente minha vida escolar, até a oitava série foi toda feita no ensino público, que devo ressaltar aqui: Tinha uma excelente qualidade, tive um ótimo ensino, com ótimos professores. Meu ensino médio foi feito na escola paga que também não tenho do que reclamar.

Hoje eu não estou mais na escola, mas não preciso estar lá dentro para saber que o ensino decaiu, e caiu muito (e infelizmente continue a cair) falando num português direto: O jovem é privado cada vez mais das coisas que o definem como um homem, e a pior das privações é senão, a inteligência e o desafio.

Autores como Saviani escrevem sobre como a Escola, a Igreja e outras instituições funcionam como um APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO. Portanto é como se vivessemos em uma Matriz (lembram do filme hehhehe) exatamente. O discurso é todo bonitininho, escola pública gratuita e de qualidade por parte dos políticos, mas na prática é mais uma estrutura para a assegurar essa sociedade formada por classes e que quer assegurar a existência das mesmas, pois a hegemonia capitalista burguesa necessita de pessoas mais passivas e que aceitem o padrão de comportamento, consumo, e valores impostos pela mídia entre outros.

O caminho é uma revolução, derrubando a estrutura econômica social vigente, em busca de uma sociedade mais igualitária e justa, o que na verdade não é o objetivo real de nossos dirigentes e consequentemente da política educacional. Portanto teremos um longo período com isso que está posto.

Isso me lembrou uma coisa que eu li há algum tempo atrás chamada de “A corrida dos ratos” que descreve o “exercício sem fim” da vida da sociedade correndo naquela rodinha, ou seja, em uma analogia, as pessoas dispendem de um grande esforço correndo para não chegar a nenhum objetivo, seja coletivo ou individual.

O objetivo de tudo, seja governo, mídia e até mesmo a internet, no fundo é sem sombra de dúvidas a: alienação.

Diante de tudo isso, também sou a favor do poker nas escolas, mas para isso, precisa-se forrar o chão com muitos tapetes, e quando a escola estiver formando HOMENS DE VERDADE, creio que se julgue necessário dar mais um passo no ensino.

Mas será que isso tudo não será apenas uma utopia de alguns tolos?

kfodao: Falou e disse.

Acho que o poker tem um grande potencial para desenvolvimento humano, mas é ilusão achar que nossas escolas já estão no nível de oferecer algo assim.

A escola pública de hoje forma alunos no ensino médio que não conseguem interpretar um texto básico.

Então há muito caminho a se andar. Até porque o poker cairia perfeitamente na ideia do brasileiro típico, que quer ganhar dinheiro fácil, sem esforço e rápido.

Então sou a favor de poker na escola? Sim, mas antes do poker sou a favor de ensinar economia familiar, lógica, direitos básicos do cidadão…

É igual xadrez: ofereça xadrez no ensino médio público atual e você verá o quanto estamos atrasados.

marcelo disse tudo e o sarsante complementou no seu ultimo post
concordo inteiramente com os dois

prof_anselmo: heheh…

eu tinha bolsa de estudo até a quinta série em um colégio particular… dali pra frente era em colégio estadual eu sei bem qual é a realidade da periferia, pois eu era da periferia …

Na verdade vejo que a ilusão aconteceu a muitos de nós desde quando iniciamos no poker e aos poucos fomos descubrando a vida árdua que é ser jogador de poker.

Daí vem o amadurecimento, pois o caminho muitos sabem, mas cada um deve trilhar o seu próprio, isso eu levanto como uma verdade.

Não entendo que ensinar o poker por facilitar a matemática tenha que ser a bandeira para a inclusão do poker na escola, embora haver correlação. Como disse todos os conteúdos são importantes pois têm seu aspecto multidisciplinar, e sobretudo, ao ser ensinado por intermédio de métodos pedagógicos, pode auxliar o adolescente em ver os dois lados da moeda, sem cair na vã ilusão de vida fácil e dinheiro fácil.

Ótima a discussão até aqui, todas colocações muito pertinentes e embasadas, acho que cabe até um artigo amigos, o que acham?

continuamos o tópico, aguardando mais ponderações.

raphaelzani: Todos os dias eu leio a coluna do Jose Roberto Malia no site da Espn, pois me divirto com os comentários dele, porém hoje lendo a coluna me deparei com uma faixa dizendo sobre a declaração do Feldman, ele indiretamente colocou o pôquer como jogo de azar, colocando até a palavra roleta no meio, eu que sempre o elogio fui lá e critiquei, depois dêem uma olhada lá!

EDIT: inclusive o título da tirinha é Pif-Paf! Vê se pode!

china: Falou e disse.

Acho que o poker tem um grande potencial para desenvolvimento humano, mas é ilusão achar que nossas escolas já estão no nível de oferecer algo assim.

A escola pública de hoje forma alunos no ensino médio que não conseguem interpretar um texto básico.

Então há muito caminho a se andar. Até porque o poker cairia perfeitamente na ideia do brasileiro típico, que quer ganhar dinheiro fácil, sem esforço e rápido.

Então sou a favor de poker na escola? Sim, mas antes do poker sou a favor de ensinar economia familiar, lógica, direitos básicos do cidadão…

É igual xadrez: ofereça xadrez no ensino médio público atual e você verá o quanto estamos atrasados.

Otimo post. Concordo com tudo menos a parte de ser a favor nas escolas. Eu sou contra. Poker é diferente de xadrez ou gamão, IMO. Para o jogo em si fazer sentido, tanto xadrez quanto gamão não precisam de apostas que valham grana (real money). Dar exemplos matematicos para calculos de probabilidades (numa aula de matematica), ok, mas só.
Tem muito coisa muuuuuuito mais importante que poker que deve ser ensinado nas escolas.

Marcelo: Otimo post. Concordo com tudo menos a parte de ser a favor nas escolas. Eu sou contra. Poker é diferente de xadrez ou gamão, IMO. Para o jogo em si fazer sentido, tanto xadrez quanto gamão não precisam de apostas que valham grana (real money). Dar exemplos matematicos para calculos de probabilidades (numa aula de matematica), ok, mas só.
Tem muito coisa muuuuuuito mais importante que poker que deve ser ensinado nas escolas.

Não tinha pensado desta forma.

Realmente eu nunca vi um jogo de poker que não valesse alguma coisa e que tenha sido jogado com seriedade. Como vai ser na escola? Vão jogar valendo coxinha? Ou valendo nota? Quem tiver uma bad run perde de ano e tem que repetir a matéria poker?

prof_anselmo: heheheh.
Penso que não há a necessidade de correlacionar poker com dinheiro, ou coxinha, ou chicleteskkk. Apenas fichas… como o próprio Xadrez (peças)

Autor original: prof_anselmo.

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