ICM - independent chip model
+ Responder o Tópico
Página 1 de 3 1 2 3 ÚltimaÚltima
Mostrando resultados 1 até 10 de 28

Tópico: ICM - independent chip model

cozar está offline PD Gold
    --

Posts de Blog
    20
    Agradecer
    55
    Agradecido 65 Vezes em 40 Posts

Padrão ICM - independent chip model

Pessoal, eu tira umas partes de um artigo de ICM (independent chip model) pra mostra como funciona, pra quem naum sabe eh um metodo pra ver se eh +ev ou -ev fazer um call num sng, jah que naum eh o msm que um cash, o artigo naum eh facil de entende pois exige muito matematica(fodah), mas se vc joga muitos sng realmente vale a pena entender tudo isso, agora vamos ao que interessa.

Suponha que tenham três jogadores restantes, o button tem 2000, e você e o small blind têm 4000 fichas. As premiações são a estrutura padrão para um Sit-n-Go de dez jogadores com 50% para o vencedor, 30% para o segundo colocado e 20% para o terceiro. Os blinds estão em 150/300, e você está no big blind. Você vê suas e tem QQ. O small blind dá all-in, e faremos a suposição que você sabe, por ter jogado inúmeras vezes com ele, que ele somente faria este tipo de aposta com AK. O que você faz? Você tem que calcular seu valor esperado (EV) para três situações: se você der fold, se você pagar e vencer, e se você pagar e perder.

Começaremos pela primeira situação. Se você der fold, o button ainda teria 2000 fichas, você teria 3700 fichas, e o small blind teria 4300 fichas. Quando você entra com esses números na calculadora (nesse site fica a calcs de ICM: ICM Calculator :: Chillin411.com ), a saída será um valor de 0,3482. Se você estiver jogando um torneio de buy-in de $10+1, você então teria um valor esperado de $100*0,3482, ou $34,82 com esta quantidade de fichas contra as outras duas quantidades de fichas, especificamente. Em outras palavras, em longo prazo, você espera vencer, em média $34,82 em média a cada vez que estiver nesta situação. Nada mal, não é?
    Agora vamos calcular a segunda e terceira situações. Se você pagar e perder, a matemática é bastante simples: você ficaria com 0 fichas e em terceiro lugar, ou um valor esperado de ICM de 0.2000. Quando você multiplica este número pela premiação total do torneio, você fica com $100*0,2, ou $20 a longo prazo, que é a premiação da terceira colocação. Se você pagar e vencer, você terá 8000 fichas, e o button terá 2000 fichas. Ao colocar estes valores na calculadora de ICM, a saída será o valor 0,4600.
    Qual é o valor esperado de pagar a aposta? QQ vencerá 56% das vezes contra AK. Então, 56% das vezes teremos um ICM de 0,4600, e 44% das vezes teremos um ICM de 0,2000. Se fizermos a média disto, teremos (0,56*0,46)+(0,44*0,2) = 0,3457.
    Isso nos dá um valor esperado de pagar de 0,3457, e um valor esperado de dar fold de 0,3482. Então, a melhor jogada, neste caso, é dar fold de seu QQ. Se quisermos quantificar isto, em um torneio de $10+1, a diferença entre as duas decisões em média é $100*(0,3482-0,3457), que é $0,25. Isso não parece muito, mas é um aumento de 2,3% em seu ROI (Retorno sobre o Investimento) dando fold ao invés de pagar nesta situação a cada vez.

Isso eh novo pra mim mais eu gostei muito, pois naum dah pra calcula se uma jogada eh +ev ou -ev em um torneio como em um cash game, pois se der badbeat no torneio ele acobou pra vc e naum tem como recuperar mais.
    Registre-se ou faça login para ver as assinaturas.

2. Os Seguintes 8 Usuários disseram Obrigado(a) para cozar por gostarem deste post:

Vadiu está online agora Go ftp 44outs no river!
    --

Posts de Blog
    134
    Agradecer
    421
    Agradecido 938 Vezes em 472 Posts

Padrão

A parte bonita de calcular o icm é que vc tem que colocar o vilão em um range adequado, se não não adianta nada

Raiser está offline PD Gold
    --

Posts de Blog
    1
    Agradecer
    63
    Agradecido 80 Vezes em 51 Posts

Padrão

vlw cozar, bom topico

SeijiS está offline Middle Position 1
    --

Posts de Blog
    25
    Agradecer
    6
    Agradecido 22 Vezes em 20 Posts

Padrão

Citação Postado Originalmente por andrevadiu Ver Post
    A parte bonita de calcular o icm é que vc tem que colocar o vilão em um range adequado, se não não adianta nada
    aproveitando... vocês realmente conseguem colocar a maioria dos vilões em algum range nas mesas baixas? digo DoN 1+0,15 e 2NL...

Eu só consigo "rangear" os que estão jogando seguindo o "ABC do poker" mas, IMHO, nessas mesas baixas a galera é louca mesmo. "hmmm gostei deste , são da mesma cor e eu tenho 17 anos... raise pot aí na bagaça" rs

abs

Posts de Blog
    46
    Agradecer
    178
    Agradecido 256 Vezes em 182 Posts

Padrão

micro limits tem mto maluco, fica dificil ter leitura
    mas de pelo menos uns alguns players da mesa que estao se destacando da pra colocar uns notes legais...

Posts de Blog
    119
    Agradecer
    599
    Agradecido 588 Vezes em 428 Posts

Padrão

Excelente post!

Realmente em micro limit o ICM perde valor, mas mesmo assim, é importantíssimo saber!!

Claro que tu não vai ficar calculando na hora. Deves estudar bastante tuas sessões e exemplos e aí sim, fazer direitinho os cálculos. Com o tempo, tu vai formando um banco de situações que tu vai reconhecer automaticamente, gerando boas decisões na maioria das vezes.
    Última edição por Petrillo; 18-08-2009 às 23:58.

Bini está offline Small Blind
    Agradecer
    1
    Agradecido 13 Vezes em 4 Posts

Padrão ta mal explicado

cara jogo poker a 5 anos e vivo disso, jogo sitgo de 90 pessoas 16 mesa imultanea em uns 2k jogos tenho roi de 30% e nunca soube o q vem a ser icm, tentei le isso pra ve se entendia mas nao intendi nao.. as conta eu intendi eh claro... as contas sao o mais facil, o que eu acho absurdamente ridiculo eh vc ter certeza que seu adversario tem AK... pra mim os shoves e calls em sitgos nao dependem de cartas, e sim de "momentum" ou timing... por exemplo em um sitgo com 3 pessoas na final table em q nos 3 estejamos com 15-20 blinds eu vo pagar qualquer shove com qualquer par sempre e shovar sempre com qualquer A, mas existe um momento em q eu vo folda com A4 mas vou shova com K7, o q eu quero dizer eh q mta coisa depende de imagem e showdown anteriores, um exemplo classico acabou de acontecer cmg, estava na bolha dum sitgo de 90 pessoas e com 9 blinds shovei com 72off de utg (eu nunca dexo passa a blind por mim se tenho menos que 10 blinds, viso sempre o primero lugar)um cara tinha KK e eu ganhei, duas maos depois shovei com AJ mas dessa vez 20 blinds e o cara pagou com A2off (ele ganhou mas isso nao vem ao caso, soh pra descontrai lol); o que quero dizer eh que ele nunca ia pagar o shove de 20bbs com A2 a nao ser se eu desse showdown anterior de shove com 72off e isso nao ha calculadora que calcule, ou intao ha e eu nao sei, se houver me avise, me apresente e me ensine a usar...
    ha e outra coisa que queria saber, esse calculo q ele faz nao eh a mesma coisa que eu ver qts % do total de fixa eu tenho e assim saber qts % de chance eu tenho de ganha o torneio?
    Última edição por Bini; 20-11-2009 às 16:18.

--

Posts de Blog
    20
    Agradecer
    55

Padrão

Kara, poker é muito matemático, msm esses pros q falam q não usam matemática, na verdade eles fazem sem querer a melhor jogada matematicamente, e como vc disse não tem como saber exatamente as cartas do adversario, mas tem como vc saber o range de mãos q ele pode ter, e assim vc sabe qual é o expected value de voce pagar ou não um shove dele.

O ICM não é uma coisa pratica onde vc ira faze-lo toda hora, é bom fazer sempre qnd seu torneio vai ficar em risco para tomar a melhor decisão.

Vou dar um exemplo onde pode ser aplicado o ICM, vc tah bem grande em um MTT com 60k e na mesa do chip leader que está com 75k, vc recebe AK dá open raise e o chip leader volta all-in, vc sabe q ele é bem loose e por isso q ele tá grande em fichas, vc pode por ele num range (+AQ e +JJ), seu EV aki não é muito bom e vc só está na frente de AQ, msm se ele não tiver AA ou KK vc irá por seu torneio em um coin flip. Se vc perder não vai ganhar nada já q a bolha ainda tá pra estourar e se vc ganhar vc tambem naum vai ter o torneio garantido já q ainda tem muito torneio pela frente ainda, sendo assim vc tem um valor experado maior se vc foldar do que se vc pagar. É um exemplo bem tosco mais só pra explicar a parte teorica do ICM.

Bini está offline Small Blind
    Agradecer
    1
    Agradecido 13 Vezes em 4 Posts

Padrão

cara, nao sei se vc percebeu mas em momento algum vc fez algum calculo... vc apenas usou a logica, nao numeros

--

Posts de Blog
    20
    Agradecer
    55

Padrão

Citação Postado Originalmente por Bini Ver Post
    cara, nao sei se vc percebeu mas em momento algum vc fez algum calculo... vc apenas usou a logica, nao numeros
    Vc disse q os calculos vc entendeu no outro post, então eu di um exemplo bem facil só dá lógica por trás do ICM (eh mais como e em q situação aplicar esses calculos) e naum usei calculo nenhum, mais ateh atras desse exemplo tem matematica, eh q eh taum logico q nem precisa, o exemplo foi muito lógico acho q todo mundo saberia q eh melhor foldar o AK, mais usando os calculos vc pode aplicar em situação mais dificies, onde vc não esteja tão bem de fichas. Abraço!

+ Responder o Tópico
Página 1 de 3 1 2 3 ÚltimaÚltima

Tópicos Similares

1. chip leader freeroolzinho
    By prof_anselmo in forum Torneios Multi-mesas (MTT)
    Respostas: 8
    Última Mensagem: 19-07-2009, 18:35
  2. AA e chip leader
    By rodrigo_engcivil in forum Micro (0-10)
    Respostas: 4
    Última Mensagem: 20-03-2009, 23:25
  3. Como embaralhar fichas de poker - chip shuffle
    By Marcelo in forum Vídeos de Poker
    Respostas: 12
    Última Mensagem: 26-12-2008, 00:35

Regras para Posts Nesta Seção