Pessoal, eu tira umas partes de um artigo de ICM (independent chip model) pra mostra como funciona, pra quem naum sabe eh um metodo pra ver se eh +ev ou -ev fazer um call num sng, jah que naum eh o msm que um cash, o artigo naum eh facil de entende pois exige muito matematica(fodah), mas se vc joga muitos sng realmente vale a pena entender tudo isso, agora vamos ao que interessa.
Suponha que tenham três jogadores restantes, o button tem 2000, e você e o small blind têm 4000 fichas. As premiações são a estrutura padrão para um Sit-n-Go de dez jogadores com 50% para o vencedor, 30% para o segundo colocado e 20% para o terceiro. Os blinds estão em 150/300, e você está no big blind. Você vê suas e tem QQ. O small blind dá all-in, e faremos a suposição que você sabe, por ter jogado inúmeras vezes com ele, que ele somente faria este tipo de aposta com AK. O que você faz? Você tem que calcular seu valor esperado (EV) para três situações: se você der fold, se você pagar e vencer, e se você pagar e perder.
Começaremos pela primeira situação. Se você der fold, o button ainda teria 2000 fichas, você teria 3700 fichas, e o small blind teria 4300 fichas. Quando você entra com esses números na calculadora (nesse site fica a calcs de ICM: ICM Calculator :: Chillin411.com ), a saída será um valor de 0,3482. Se você estiver jogando um torneio de buy-in de $10+1, você então teria um valor esperado de $100*0,3482, ou $34,82 com esta quantidade de fichas contra as outras duas quantidades de fichas, especificamente. Em outras palavras, em longo prazo, você espera vencer, em média $34,82 em média a cada vez que estiver nesta situação. Nada mal, não é?
Agora vamos calcular a segunda e terceira situações. Se você pagar e perder, a matemática é bastante simples: você ficaria com 0 fichas e em terceiro lugar, ou um valor esperado de ICM de 0.2000. Quando você multiplica este número pela premiação total do torneio, você fica com $100*0,2, ou $20 a longo prazo, que é a premiação da terceira colocação. Se você pagar e vencer, você terá 8000 fichas, e o button terá 2000 fichas. Ao colocar estes valores na calculadora de ICM, a saída será o valor 0,4600.
Qual é o valor esperado de pagar a aposta? QQ vencerá 56% das vezes contra AK. Então, 56% das vezes teremos um ICM de 0,4600, e 44% das vezes teremos um ICM de 0,2000. Se fizermos a média disto, teremos (0,56*0,46)+(0,44*0,2) = 0,3457.
Isso nos dá um valor esperado de pagar de 0,3457, e um valor esperado de dar fold de 0,3482. Então, a melhor jogada, neste caso, é dar fold de seu QQ. Se quisermos quantificar isto, em um torneio de $10+1, a diferença entre as duas decisões em média é $100*(0,3482-0,3457), que é $0,25. Isso não parece muito, mas é um aumento de 2,3% em seu ROI (Retorno sobre o Investimento) dando fold ao invés de pagar nesta situação a cada vez.
Isso eh novo pra mim mais eu gostei muito, pois naum dah pra calcula se uma jogada eh +ev ou -ev em um torneio como em um cash game, pois se der badbeat no torneio ele acobou pra vc e naum tem como recuperar mais.

LinkBack URL
About LinkBacks
, mas se vc joga muitos sng realmente vale a pena entender tudo isso, agora vamos ao que interessa.
Responder com Citação

, são da mesma cor e eu tenho 17 anos... raise pot aí na bagaça" rs