Fala galera,
Well, ultimamente eu tenho recebido muitas perguntas do tipo:
"Jardim, o q significa qnd vc diz q estava jogando 22/18?"
"Jardim, o q significa qnd vc diz q o vilão estava com 13% de cbet?"
"Jardim, o q significa qnd vc diz q o vilão é um donk 67/14?"
E etc.
Então, eu já tinha há algum tempo a idéia de fazer um artigo sobre isso, mas eu confesso que sou meio sem paciência para ficar horas pensando e escrevendo coisas muito longas, mas hoje eu resolvi botar a idéia em prática.
Vamos lá.
Primeiro, eu quero dizer que eu sou TOTALMENTE contra um jogador usar tracker antes de NL25 ou NL50.
"Mas por que Jardim?"
Porque na NL2, NL5 e NL10, estão os iniciantes, os noobs, ali é o início da "cadeia alimentar do poker" (essa é by Petrillo, q me falou isso uma vez... LOL), ali é onde você começa a treinar leitura de mãos, range, 3bet e etc, ali você faz o ABC, Tight is right!, remember???
Então, se vc não sabe identificar um donk nesses limites, omg! Jogue, treine e estude muito, você tem muitos leaks.
Imo, um jogador que começa desde os limites menores com trackers, se torna extremamente dependente deles, a ponto de não saber o que fazer em circunstâncias mais obscuras sem estatísticas para lhe dizer..
Por isso sou contra. Acho que antes de tudo você deve treinar o instinto, o conhecimento sobre o jogo.
Dito isso, eu gostaria de explicar o que é um tracker.
Tracker é um software de análise, que te mostra algumas estatísticas referentes a um banco de dados de mãos que você tem no seu computador.
Usar um tracker não é ilegal, de forma alguma. Tracker não é trapaça. Com um tracker, você apenas vai ter dados que, se vc souber explorar, serão de muita utilidade na hora de tomar decisões difíceis, como pagar um shove no river.
Mas você COMPRAR um banco de dados de partidas as quais não jogou, é ilegal. Apesar de muita gente comprar e vender no mais variados limites.
Outra coisa importante: Não confunda com HUD e Dataminers.
Hud é um programa que coloca as estatísticas do tracker em cima de cada oponente para que você possa ver estas informações enquanto joga
Dataminer é um software que facilita a escolha de mesas e o datamining (coleta de informações sobre seus adversários).
Visto isso, há alguns trackers à disposição no mercado hoje. Os mais conhecidos são o Poker Tracker e o Holdem Manager.
Como a maioria, eu prefiro o Holdem Managem. Mas os dois são bons, cabe a você testá-los e definir qual a melhor escolha, não vou me aprofundar nesse assunto, porque tem muito material disponível aí pela net. Google it ftw!!!
Então, basicamente, o intuito desse artigo é mostrar as principais estatísticas que um tracker te dá e como interpretá-las.
Mas cuidado, imo. você não deve decorar estatísticas, você deve entender o que elas siginificam.
Você deve entender o conceito que faz de um jogador um donkey, outro um tight, loose e etc.
Mais a frente eu vou falar um pouco mais disso. Agora, vamos às estatísticas.
Para começo de conversa sobre isso em si, eu gostaria de dizer que você tem que criar um histórico para poder interpretá-lo. Não adianta vc ter 50 hands de um vilão e achar que as estatísticas não mentem. Não é verdade!!
Além de ser uma amostragem MUITO pequena, as estatísticas servem somente para você ter uma base, uma noção.
Não se apegue muito à elas.
As principais são:
VP/IP (%) - Essa estatística mostra a quantidade de dinheiro que o vilão está colocando voluntariamente (os blinds não entram na amostra) no pote. Na prática, ela diz se o vilão joga muitas (loose) ou poucas mãos (tight). Quanto maior a diferença entre VP/IP e PFR de um adversário, mais fraco ele é.
Essa estatística vai muito de interpretação pessoal, mas o que a maioria dos poker players têm de base (eu incluído) é mais ou menos o seguinte:
<15% - Muito tight, na verdade, não é nem mais tight, é NIT, ou seja, é uma rocha. Pode ter certeza que ele só vai entrar no pot com premium hand em EP e é bem possível que seu range pra LP seja algo como ATs+, 88+.
Entre 15% e 22% - Jogador tight. Repare se eles jogam pocketpair em EP, e repare tb se qnd o fazem, vão de limp ou raise. Bote isso nos seus notes.
Entre 22% e 30% - É um semi-loose. Geralmente abre raise com QUALQUER pocket pair, independente de posição. Joga mãos como AXo e suited connectors altos em EP.
Entre 30% e 40% - É um loose, joga muitas mãos de qualquer posição, like Gus Hansen... LOL
Entre 40% e 60% - É maníaco, joga várias trash hands, de qualquer posição, 72o é raise-raise-raise. É o tipo de jogador que vc gosta de ter na sua mesa.
>60% - É free money. O popular "retard" na gíria do poker. Sonho de vilão, dinheiro de graça... ehehheheh
PFR (%) - É a porcentagem de mãos que esse vilão dá raise pf. É sempre menor ou igual que o VP/IP e, obviamente, é pra ser analisada junto com o mesmo. Um vilão 60/18 (em 6max) não é agressivo, ao mesmo tempo em que um 20/18 é um jogador extremamente agressivo.
*Essas, duas estatísticas que queremos demonstrar quando falamos: "Estava eu, jogando 22/20, quando aconteceu o seguinte....". O primeiro é o VPIP e o segundo é o PFR.
São estatísticas essenciais.
Vamos às outras:
OBS: Vou cortar em duas partes, pq ficou muito grande (6 págs no word) e o fórum só me deixar postar com até 10k caracteres (OMFG, não acredito que escrevi tanto!!! LOL)

LinkBack URL
About LinkBacks

Responder com Citação