-
A equidade em seu favor
Especificamente, quero mostrar a vocês, o conceito de apostar por valor antes de todas as cartas estarem na mesa. Isso é comumente usado mesmo pelo jogador totalmente novato, mas frequentemente não sabemos quando como e porque usamos.
A situação em si, é simples. Por exemplo:
digamos que nós temos
A
K
e o flop é
A
9
2
Existem mais outras duas pessoas com vc no flop, sendo que ambas pagaram seu preflop raise.
As duas pedem mesa.
Você imagina que tem a melhor mão, portanto, aposta.
Um oponente paga e o outro folda.
Não é um cenário incomum, mas vamos olhar mais especificamente a sua razão por ter apostado no flop:
Você pensou ter a melhor mão. Essa é uma boa razão, mas dificilmente é uma razão específica. O que significa você ter a melhor mão ? A menos que os dois tivessem foldado, ainda existe uma chance de que você esteja colocando dinheiro no pot apenas para perde-lo, quando o oponente paga com um 72o e acerta outro 2 no turn. Sua aposta no pot lhe custou dinheiro, e não foi lucartiva. Você percebe essa linha de raciocínio? É muito comum, e a maioria dos jogadores novatos já trabalham essa idéia: aumentar com uma mão que talvez possa perder pode ser correto. Depois de um tempo, eles são subjulgados por livros que (a grande maioria deles) os dizem que devem apostar em situações como essa, e com o tempo eles farão isso como hábito.
Deixe-me explicar o que torna essa jogada correta, e logo mais, olharemos alguns exemplos que podem surpreendê-los
Nós ja imaginamos que o seu oponente tem um 72o no flop, existe uma chance de que ele ganhe de você. De fato, ele tem cinco outs para ganhar: três setes e dois dois. As odds de que isso aconteca no turn são de 5 em 45. (das 45 cartas restantes, 5 ajudarão ele). Na lingua inglesa dizem que são 40-5 against (40 não ajudam e 5 ajudam). Isso se traduz em aproximadamente 11% de chances de perder no turn.
Temos ainda, a chance de perder no river, então as chances totais dele ganhar essa mão sã proximas de 19%. Agora nós calculamos a probabilidade dele vencer a mão , e sabemos que estes números também representam a pot equity. Como isso pode mostrar se devemos apostar ou aumentar?
Quer dizer que para cada dólar que conseguirmos ter no pot nesse momento, nós ganharemos 81 centavos Como o senhor 72o pagará nossas apostas, nós apenas colocamos metade do dinheiro do pot - e ficaremos com 81% do dinheiro do pot, bem como 81% do dinheiro dele! No fim das contas, para cada aposta que fizermos, vamos ganhar 1,6 da aposta de volta, e é por isso que apostar e aumentar é o move correto. Ganharemos mais do que apostamos.
Essa é uma aplicação óbvia da equidade, e uma que quase todo mundo percebe, e aplica corretamente e instintivamente: apostar com a melhor mão é um bom move.
Temos então outro ponto chave: às vezes, você pode aumentar com uma mão que não é a melhor mão no momento, mas tem uma chance tão grande de melhorar, que mesmo assim, você ganhará com a aposta. Não estou falando de semibluffs, estou falando de situações onde você aposta ou aumenta, esperando que alguém pague, a despeito de ter apenas uma carta alta. O exemplo mais óbvio disso é quando você tem as duas cartas mais altas de um flush draw como:
K
Q
no flop:
J
10
3
e tem mais 3 outras pessoas com você neste flop. De algum modo, você sabe que uma tem um par de valetes, uma tem um par de dez e a outra tem um par de três. Nenhuma delas tem um rei, dama, ás ou nove em suas mãos e nenhuma delas tem alguma carta de espadas. Obviamente esse é um cenário inventado.
Uma rápida olhada na nossa calculadora de odds nos mostra que temos 65% de equity.
Novamente, podemos alegremente investir qualquer quantidade de dinheiro neste flop, experando ganhar 65% do pot. Mas nós estamos em uma situação ainda melhor que no exemplo anterior, nós contribuimos com apenas um para cada quatro dólares no pot. Antes, nós tínhamos que pagar metade. Para cada dólar que pagamos agora ganhamos $2,6 de volta. Esta é, por mais estranho que possa parecer, uma situação melhor pra nós do que se tivéssemos flopado um top pair em um pot heads up. Aqui, temos muita equidade porque existem muitas cartas restantes que nos darão a melhor mão, e nas duas chances que temos de acertar essas cartas podemos ter os nove outs para o flush, seis outs de overcards e outros 6 outs de straights (exclui-se os traights que formaram o flush) = 21 outs, 21 cartas restantes do baralho que temos que acertar em duas tentativas (turn e river). Quase a metade do restante do baralho.
Então, nós temos que achar um local apropriado para aumentar, já que temos uma grande equidade mesmo com uma mão não feita. Uma situação mais comum acontece quano temos o nut flush draw no flop. O flush bate em cerca de 35% das vezes. O que significa que em um board não pareado, temos 35% de equity. Com dois ou mais oponentes, apostar/aumentar nesse flop é correto, pois esperamos vencer 35% de cada aposta do flop, e já que colocamos apenas um terço dessas apostas (contra 2 oponentes), ganheremos dinheiro no longo prazo. Essa é uma tática intermediária bastante comum (as vezes até usada demasiada ou incorretamente), e entendermos a equidade nos fará entender porque é uma jogada ganhadora.
fonte: Poker: Equity
-
Os Seguintes 4 Usuários disseram Obrigado(a) para Vadiu por gostarem deste post:
-
-
Muito bom post André, to lendo uma parte do livro do Negreanu que aborda as bets de forma similar. Isso ai mostra que não devemos ter medo de betar com DRAWS (eu tinha esse medo: "ai e se não bater minha carta q q eu faço?")
Temos que saber calcular nossos outs e odds, e a partir daí, partir pra agressão.
-
-
dependendo da mesa eu aposto com draws
-
-
Nice post André! 
Como sempre, depende do vilão e de tua imagem.
-
Regras para Posts Nesta Seção