-
Squeeze Play - Qual a melhor defesa?
Para quem não conhece a jogada, muito utilizada em torneios, funciona assim: Imagine que vc está no BB, e um jogador mais loose da mesa faça um aumento em uma posição inicial ou intermediária, seguido pelo call de um jogador em posição. Todos fogem e a ação chega até vc. Se o seu stack for grande o suficiente para causar um belo estrago nos jogadores que já estão na mão, vc pode ir all in ou fazer um grande raise, jogada que é conhecida como squeeze play, pois o jogador que fez o aumento inicial fica "espremido" entre vc e o caller. Quando a ação chegar até ele, como ainda tem o caller pra agir, ele precisará de uma mão realmente boa para entrar no jogo, então se vc acertou ao achar que ele tentava roubar os blinds, certamente ele dará fold. Por outro lado, se isso acontecer, observe que o outro jogador, que tinha dado apenas call na bet anterior, provavelmente não terá jogo bom o suficiente para chamar seu aumento, e vc tem assim uma grande chance de vencer a mão, mesmo sem ter jogo algum, bastando para isso ter boa leitura da mesa, (de preferencia) uma imagem tight e uma certa dose de coragem.
A pergunta é, como se defender? Com que mãos (não premiadas) vc faria o call se acredita ter identificado uma squeeze play?
-
-
-
Bem, depende do caso.
Se eu estiver em primeiras posições, provavelmente não tentarei roubar as blinds, se eu entrar na mão sera com mãos do tipo AJs+, ou pocket pairs. Isso me forçaria a um call. Se eu tivesse a leitura do squeeze play, com certeza ficaria muito feliz em pagar.
Abraço e bom jogo.
-
-
Excelente tópico! 
Squeeze é uma das mais poderosas jogadas do poker. Realmente eu gosto muito de fazê-la, mas efetivamente funciona mesmo contra jogadores bons, que tem noção de foldar uma mão boa mas que seja facilmente dominada...
O único jeito de se defender é ter leitura do vilão. Se ele fez o squeeze de forma correta, dificilmente tu te manterá na mão... Pois ele escolheu um momento certo para dar um re-raise grande, tu fica obrigado a foldar...
Vejo que a única defesa é ter leitura: se tu acha que está ganhando, re-re-raise. Eu evitaria dar um call...
-
-
Então, eu decidi criar esse tópico depois de perceber como esta jogada vem se repetindo nos freerolls. Não vejo muita possibilidade de defesa também quando o cara acerta a hora. Imagina, faltando dois para a premiação, vc com KQs sobe no CO, o button paga e o BB vai all in. É bem complicado. Mesmo com leitura, eu considero largar mãos com AJs ou pocket pairs baixos nesta situação.
-
-
Como o Petrillo disse, a única forma de se defender da "squeeze play" é uma boa leitura de seus oponentes. De qualquer maneira eu costumo fazer a seguinte pergunta para mim mesmo antes de dar raise pré-flop em EP:
Se alguém der re-raise você vai pagar com esta mão? Se a resposta for positiva, jogo a mão agressivamente, e dificilmente um vilão dando "squeeze play" vai levar. No entanto, se a resposta for negativa, geralmente vou de limp ou fold, o que também diminui a chance de entrar em uma situação de "squeeze play".
-
Regras para Posts Nesta Seção